Apartamentos estão encolhendo para atender a procura do novo comprador
“A preocupação dos empreendedores hoje não é a crise, mas o tipo de imóvel que vão lançar”.
Comenta Marcus Araujo, presidente e fundador de empresa líder em inteligência para o segmento imobiliário.
Os novos modelos de famílias impactam no tamanho da área:
Apartamentos reduziram em até 15% a área privativa (a estimativa é de 25% de redução em 2025), essa redução chega em 50% quando se tratam das casas.
Vida digital
Vida digital com menos circulação dentro dos espaços e aumento de encargos para contratação de serviços domésticos são outros fatores que impactam nessa redução.
De acordo com Araujo, o conceito de morar hoje está mais atrelado a um serviço.
Há o perfil da impermanência e da mobilidade dos imóveis, que reduzem a burocracia que engessa o mercado. “Estamos vivendo a cultura do desapego, que valoriza uso e não posse.
É um novo perfil de consumidor que precisa de um serviço que não fique atrelado aos vencimentos de contratos para mudar de um imóvel ao outro”.
Leia também:
Expo Fórum Digitalks terá João Amoedo como destaque
Fórum Digitalks terá Talk Show sobre marcas e negócios na economia digital
Fabricação de startups acontecem devido ao marketing digital
Pitch day | Klabin visa desenvolver parceiros em 4 novos Pitches
As mudanças que afetam o comportamento do consumidor e que a indústria imobiliária precisa se atentar são:
– Comprador de hoje fica conectado de oito a nove horas por dia;
– Cerca de 96% desse público-alvo têm um smartphone na mão;
– Mulher é a chave do produto imobiliário, já que inserida no mercado de trabalho, tem cada vez menos filhos;
– Novos casais tem um filho (e um pet): as três pessoas ficam conectadas;
– Essas famílias pagam mais caro para ter menos matéria-prima e maior valor agregado: espaços compartilhados precisam apostar na decoração e em equipamento de primeira linha (exemplo: academias equipadas).
– Corretores capacitados a entender esses novos hábitos e perfil do cliente digital estabelecem uma jornada de maior confiança nos negócios, promovendo a chamada comunicação inbound, que é responder às perguntas desses compradores antes mesmo de elas serem feitas.
As tendências apontam para ambientes compactos e funcionais
Tendência aponta para produtos imobiliários mais enxutos: as plantas com um dormitório estão mais em alta que as com quatro dormitórios.
Com o conceito de coliving, a aposta está em áreas privativas menores com espaços que possam ser compartilhados dentro de um prédio, como lavanderias e área coworking para citar exemplos.
A varanda gourmet ganha uso ampliado.
O conceito “vida de varanda” já engloba uso desse espaço para o home office, além de ser a área da família se reunir durante as refeições.
A varanda gourmet será uma protagonista dos próximos dois a três anos nos apartamentos. A área interna procurada é menor, mas esse espaço ganha destaque, segundo Araujo.
Compartilhamento de áreas e equipamentos
Alguns desses imóveis, de acordo com o executivo, disponibilizam carros elétricos, motos e bicicletas no estilo compartilhamento.
“No passado a área de lazer tinha pelo menos 60 itens.
Hoje ela está reduzida a 12 itens para atender ao novo consumidor”.
As pessoas querem menos metragem, porém mais significado e serviço para o empreendimento imobiliário.
Marcus Araújo é palestrante do Digital Real Estate Brazil, palco exclusivo sobre indústria imobiliária da Expo Digitalks, que acontece de 28 a 29 de agosto no Transamérica Expo.
Serviço
Digital Real Estate Brazil
Quando: Dias 28 e 29 de agosto
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Transamérica Expo – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro/SP
Inscrições: : https://digitalks.com.br
Informações: e-mail [email protected] ou telefone (11) 3159-1458
Cupom de 20% de desconto para profissionais do mercado imobiliário
Sobre o Digital Real Estate Brazil
O Digital Real Estate Brazil é um dos palcos do Digitalks e é o maior evento imobiliário fora do setor.
Com curadoria de Daniel Rosenthal e Edvaldo Corrêa, executivos expoentes do mercado imobiliário que dialogam com toda cadeia do setor: corretores, sindicatos, associações, conselhos regionais, empresas privadas, congressos, fóruns setoriais e universidades.
O Digital Real Estate Brazil conta com apoio especial de: Datastore, Sistema COFECI-CRECI, Avalion, Casafy e Facilita.
Sobre o Fórum Digitalks
Vários palestrantes de peso na economia digital abordarão assuntos de tecnologias que impactam o mercado em todas as suas vertentes de negócios.
O EXPO FÓRUM DIGITALKS 2019 | 10 anos, acontece nos dias 28 e 29 de agosto em São Paulo.
O evento vem com muitas surpresas, preparando pessoas e transformando empresas para a nova economia digital.
O Expo é o principal evento de negócios digitais do país e segue o benchmarking dos maiores eventos digitais da Europa, proporcionando uma experiência única e integrada ao mercado mundial.
Serão 2 dias de evento com mais de 20 atividades, 11 auditórios com muito conteúdo e presença dos principais formadores de opinião do mercado nacional e internacional.
Saiba mais sobre o Fórum Digitalks
No Expo Fórum Digitalks 2019 são esperados mais de 6000 participantes, mais de 180 palestrantes e 120 expositores.
Eles serão os responsáveis por ministrar palestras e atividades em cinco palcos simultâneos, concretizando 110 horas de puro conteúdo.
Nessa edição você pode contar com a presença de grandes palestrantes, como: o Flávio Horta (Diretor da Digitalks), Rodrigo Silva (Diretor Comercial da Brave), Luciana Mateus (Diretora da Cruz Vermelha Brasileira), Gustavo Guedes (CEO da Urban Arts) e muitas outras atrações de peso
A Digitalks
A Digitalks é uma empresa que tem por objetivo levar educação digital aos empreendedores, executivos e profissionais de marketing do Brasil inteiro.
Para tanto, ela organiza mais de 50 eventos por ano que, por sua vez, trazem conteúdo relevante, destaques e novidades do ambiente digital.
Entre todos os eventos promovidos pela empresa, o que possui maior destaque é o Expo Fórum Digitalks.
Referência no cenário nacional, ele acontece na cidade de São Paulo.
Esse grande evento ter por objetivo reunir grandes nomes do Marketing Digital, a fim de dividir conhecimento entre todos os participantes desse grande evento.