Plataforma da Unilever (Unilever PRO) oferece cursos gratuitos para operadores de restaurantes se adaptarem ao delivery
Com módulos apresentados por Unilever PRO, Senac, Senai, Le Cordon Bleu e Abrasel, entre outros, Universidade do Restaurante disponibiliza cursos gratuitos para restaurantes se manterem competitivos no cenário digital e adaptarem seus serviços para entregas online
A demanda por serviços de delivery aumentou durante a pandemia do novo coronavírus, principalmente no setor alimentício. Muitos restaurantes que não faziam entregas online tiveram que se adaptar, ou enfrentar tempos difíceis.
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Para apoiar os operadores de restaurantes nesse cenário, a Unilever PRO e a Unilever Food Solutions criaram um curso 100% gratuito e online sobre delivery, com apresentação da chefe carioca Katia Barbosa, jurada do programa Mestre do Sabor da TV Globo.
Mesmo com um possível fim da pandemia da COVID-19 se tornando mais possível, os pedidos de delivery online continuam intensos. O curso – um dos módulos da Universidade do Restaurante – é parte de uma série que aborda diversos temas, como marketing e finanças, dicas de apresentação de pratos e fotografia, cuidados com as regras de higienização e outras dezenas de aulas. Os vídeos são ministrados por especialistas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), SENAI, chefs da Unilever Food Solutions (UFS) e outros profissionais de destaque no mercado alimentício.
Como restaurantes podem ter rentabilidade com o delivery?
“A quarentena obrigou muitos restaurantes a atenderem por delivery, e até quem nunca pensou em trabalhar com entregas teve que se adaptar”, explica Katia. A chef acredita que essa é uma grande oportunidade para restaurantes expandirem seus negócios e fidelizarem novos clientes.
O curso começa orientando empreendedores na escolha dos serviços de entrega e os cálculos de rentabilidade para embasar essa decisão. “Para que o delivery seja um bom negócio, tem que colocar tudo na ponta do papel”, conta Ivim Pelloso, consultora em food service e fundadora do Kitchain.
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Katia relembra a importância de comparar 4 fatores que impactam os custos da operação:
Organizar as finanças é um passo importante na adaptação para o delivery, mas o outro grande desafio está na cozinha. Afinal, os restaurantes devem montar cardápios exclusivos para o online, estruturar uma linha de preparo e entrega que seja ágil e eficiente, tudo isso sem esquecer de manter o sabor, textura e aroma que vão encantar o cliente.
Para apoiá-los nessa fase, os chefs Michael Yamashita, Eleonara Stefani e Thais Gimenez contam como levar e proporcionar grandes experiências para a casa dos clientes, além de dar dicas de tendências de menu que fazem sucesso nos aplicativos, incluindo as opções veganas e vegetarianas que estão em alta.
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Interessados podem se cadastrar gratuitamente no site da Universidade do Restaurante, com direito a certificados de conclusão no fim de cada módulo. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Unilever Food Solutions, especializada em soluções e serviços para profissionais do ramo alimentício, junto com a Unilever PRO, marca de produtos profissionais para limpeza da Unilever.