Home Educação TiX Tecnologia Assistiva inova na educação inclusiva

TiX Tecnologia Assistiva inova na educação inclusiva

por Paulo Fernandes Maciel
TiX Tecnologia Assistiva

Produtos de startup mineira TiX Tecnologia Assistiva revolucionam a educação inclusiva em cidades brasileiras


Escolas em diversos estados do país aderem às soluções da startup mineira ‘TiX Tecnologia Assistiva’ como parte de seu currículo escolar em Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Já são mais de 250 kits com produtos da empresa sendo utilizados no Brasil em prol da educação inclusiva e de qualidade.


Recife (PE) é, atualmente, o local em que se concentra a maior quantidade de kits voltados para as Salas de Recursos Multifuncionais;

Os espaços físicos de AEE. Entre 2017 e 2018, a prefeitura da cidade adquiriu 195 kits TiX que incluem, principalmente, o Teclado Inteligente Multifuncional e o software Simplix.

Quase 4 mil alunos já foram beneficiados.

TiX Tecnologia Assistiva

A TiX Tecnologia Assistiva desenvolve soluções para acessibilidade digital e comunicação de pessoas com deficiências motoras e da fala.


O Teclado TiX – o carro chefe da startup.

É um recurso inovador que traz acessibilidade para pessoas com qualquer limitação motora utilizarem computadores, smartphones e tablets de maneira simples e autônoma.

Inclusive, com o auxílio de um acionador de piscadelas, é possível controlar esses aparelhos com o piscar dos olhos.

Já o Simplix é um software que permite criar atividades psicomotoras para finalidades pedagógicas ou terapêuticas.
Além de Recife, Curitiba (PR), outra capital brasileira, também adquiriu as soluções da startup como forma de revolucionar a comunicação e o aprendizado de estudantes com deficiências que afetam a condição motora.

Na cidade foram incorporados 40 conjuntos TiX em suas salas de recursos.

Treinamentos com educadores e colaboradores


Em Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, além da entrega de 32 kits com os equipamentos e o software, a TiX realizou, em novembro de 2019, um treinamento com professores e educadores da cidade para ensinar a melhor forma de uso dos produtos, além de um período de acompanhamento nas escolas.
A iniciativa dessas escolas de parceria com a empresa de tecnologia assistiva vai ao encontro com o que norma máxima brasileira diz.

Tanto o Atendimento Educacional Especializado, quanto o acesso em condições de igualdade à educação inclusiva são assegurados a toda criança e adolescente pela Constituição Federal, via Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI – nº 13.146/2015).

Essa lei incentiva, ainda, através do artigo 28 – XII, o uso de recursos de tecnologia assistiva para promover um sistema educacional acessível, “de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação”.

Programa Educacional TiX Letramento


Além dos kits voltados para a educação, a TiX, em parceria com o Grupo Actcon, desenvolveu o Programa Educacional TiX Letramento, uma plataforma para inclusão escolar de alunos com deficiência.

Ela oferece soluções integradas em tecnologias assistivas, softwares educacionais, plataformas de colaboração e garantias técnicas e didático-pedagógicas.

O programa é voltado, principalmente, para a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), a alfabetização inicial e o letramento em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes.
O TiX Letramento já está em fase de implantação na rede pública de ensino de cidades como Guarulhos-SP e São Luís-MA.

Reconhecimento no Brasil e no Mundo

A TiX Tecnologia Assistiva foi fundada em 2009, em Belo Horizonte, operando também nos exterior com a unidade de negócios Key2enable, e já recebeu reconhecimentos no Brasil e no mundo.

Em maio de 2019, passou a integrar (como TiX) o ranking ‘Negócios mais Promissores em Inovação’ do Brasil e, enquanto Key2enable, foi reconhecida com o título de startup mais promissora do mundo pelo programa Gitex Future Stars, dos Emirados Árabes e no Innovation and Entrepreneurship Competition, da China.


Além disso, a Key2enable, atualmente, faz parte do portfólio de três aceleradoras globais:

a Singularity University (EUA), a Krypto Labs (Emirados Árabes) e a Startup Chile.

A TiX lidera, ainda, o ranking Innovation Awards Latam como uma das startups mais promissoras da América Latina e, em junho de 2019, ficou em segundo lugar do FedEx para Pequenas Empresas no Brasil.

Sobre a TiX Tecnologia Assistiva


Fundada em 2009 em Belo Horizonte (MG), a TiX Tecnologia Assistiva nasceu para ampliar a autonomia e a capacidade de comunicação das pessoas com deficiência por meio de inovações tecnológicas.

Seu objetivo é claro: empoderar essas pessoas com instrumentos que as permitam desenvolver suas competências e individualidades, tirando-as da invisibilidade social.

Dessa startup, surgiu o produto assistivo mais inovador já criado no Brasil:

o Teclado Inteligente Multifuncional TiX, que torna os computadores acessíveis a pessoas com qualquer limitação de movimento.

Dele, nasceu uma gama de acessórios e aplicativos para acessibilidade digital, comunicação, educação inclusiva e reabilitação de pessoas com deficiência.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário