A tecnologia evoluiu de uma forma tão rápida que acabou dominando uma fatia importante do nosso dia a dia, chegando a níveis perigosos, afirma o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela. Esse alto índice dos celulares, especialmente entre jovens chamou a atenção do mundo para os seus impactos no aprendizado, fazendo surgir medidas em diversos países que passaram a limitar o uso dos aparelhos, direção que também está sendo seguida pelo Brasil.
Os celulares já fazem parte da nossa rotina de uma forma irreversível, de acordo com a União Internacional das Telecomunicações, UIT, em 2023, 78% da população com 10 anos ou mais tinha um celular.
O Brasil vai proibir ou limitar os celulares nas escolas?
Recentemente foi divulgado que o Ministério da Educação (MEC) está concluindo os ajustes finais para apresentar, em outubro, um projeto de lei que busca proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas no Brasil.
De acordo com o MEC, a medida dará respaldo legal para estados e municípios que já vinham debatendo a proibição. No entanto, a data exata do anúncio ainda não foi definida e não há mais detalhes sobre a medida.
De acordo com o MEC, a medida dará respaldo legal para estados e municípios que já vinham debatendo a proibição, porém há situações curriculares que a proibição seria um relativo “entrave” principalmente nas áreas da tecnologia onde o ideal seria penas limitar o uso
Mocinho ou vilão?
Segundo o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, precursor em alertas sobre o problema em artigos, entrevistas há mais de 6 anos, o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos afeta o foco e concentração.
“O uso excessivo de celulares em crianças e adolescentes pode atrapalhar o foco e a concentração, afetando áreas do cérebro como o córtex pré-frontal, que ajuda a manter a atenção, e o hipocampo, ligado à memória”.
“Com tantos estímulos rápidos, como redes sociais e jogos, fica mais difícil se concentrar em atividades que exigem mais tempo e atenção, desregulando o sistema de recompensa do cérebro, o que pode prejudicar a capacidade de concentração”, explica.
Limitar o uso nas escolas é o suficiente?
O especialista defende que a limitação do uso não é eficaz, nem capaz de sozinha reverter esses efeitos negativos do uso de celular.
“Apesar de limitar o uso de celulares em escolas já ser um passo importante para melhorar o desempenho e aprendizado dos alunos, não é o suficiente pois é difícil manter esse controle e não há garantias de que o período de ‘pausa’ irá compensar o período de uso do aparelho”.
“Mas além de proibir é importante ensinar a usar os celulares com sabedoria, não se pode mais voltar atrás, eles já fazem parte da nossa rotina de uma forma irreversível, é preciso saber conviver e usar bem essas tecnologias, é preciso incluir a educação digital nas escolas e ensinar as crianças a usarem bem a tecnologia, mas também os pais a controlarem e mediarem esse uso”, alerta Dr. Fabiano de Abreu.
Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós-PhD em Neurociências, eleito membro da Sigma Xi – The Scientific Research Honor Society (mais de 200 membros da Sigma Xi já receberam o Prêmio Nobel), além de ser membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, da Royal Society of Biology e da The Royal Society of Medicine no Reino Unido, e da APA – American Philosophical Association nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em História e Biologia, também é Tecnólogo em Antropologia e Filosofia, com diversas formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Dr. Fabiano é membro de prestigiadas sociedades de alto QI, incluindo Mensa International, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e HELLIQ Society High IQ. Ele é autor de mais de 280 estudos científicos e 26 livros. Atualmente, é professor na PUCRS no Brasil, UNIFRANZ na Bolívia e Santander no México. Além disso, atua como Diretor do CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito e é o criador do projeto GIP, que estima o QI por meio da análise da inteligência genética.
Dr. Fabiano também possui registro de jornalista, tendo seu nome incluído no livro dos registros de recordes por conquistar três recordes, sendo um deles por ser o maior criador de personagens na história da imprensa.