WorldEd School promove debate entre seus alunos sobre Inteligência Artificial
Quase toda a sociedade, de alguma forma, está conectada a um aparelho eletrônico, e essa ligação, com o avanço digital e com as atribuições do capitalismo cada vez mais tecnológicas, é quase impossível de ser desfeita. Dentro dessa vertente, destaca-se a Inteligência Artificial (ou o A.I. em inglês) que, apesar de ser um termo antigo, vem se tornando mais popular e com modalidades que possibilitam reflexões acerca do futuro. Um recurso que faz as escolas buscarem seu auxílio no desenvolvimento de metodologias mais eficazes e que atenda às necessidades e inovações dos últimos tempos.
O futuro já começou: O partido político sintético de Dinamarca é comandado por A.I
Em termos gerais, o A.I são máquinas programadas para reproduzir o comportamento humano por meio de dados. Um exemplo desta tecnologia que está mais presente, é o partido político Sintético da Dinamarca comandado pela Inteligência Artificial, baseado em políticas periféricas dos anos 70, o partido visa representar 20% da população do país. O assunto abre um leque de curiosidades sobre o futuro que despertam ideias de soluções e ações para os desafios que ainda poderão surgir.
Segundo uma pesquisa do Google Trends, o termo “inteligência artificial”, houve um crescimento de 27%, no comparativo de agosto de 2022 com o mesmo período de 2021, demonstrando um interesse espontâneo dos internautas atrás de informações sobre o assunto. Muitas empresas já adotaram a utilização do A.I: a pesquisa Global AI Adoption Index 2022 desenvolvida pela IBM, empresa internacional de informática, demonstra que no mundo 34% das empresas implementaram em algum âmbito institucional e 41% vêm explorando a tecnologia. No Brasil, o estudo aponta que 41% das empresas implementaram ativamente a tecnologia.
No mundo 34% das empresas implementaram em algum âmbito institucional a Inteligência Artificial
No âmbito educacional, a ferramenta é utilizada para apoiar os professores e na gestão das instituições escolares, com o intuito de facilitar a análise de dados e as atividades administrativas. As discussões também estão ocorrendo nas salas de aula, a WorldEd School,, rede americana de âmbito global que tem como projeto pedagógico dentro das suas matérias o ensino do futuro, promoveu para seus alunos, promoveu a palestra “Inteligência Artificial: prejudicial ou útil para a humanidade?” com o palestrante Kim William Gordon, doutor em Liderança Educacional com estudo sobre o uso de Inteligência Artificial em Tecnologias Educacionais, no dia 24 de setembro.
O ensino
Em palestra, Drº Kim disserta que atualmente as aulas ministradas estão moldadas em um sistema antigo em que os alunos decoram as matérias, sem de fato aprender, para passar nas provas. A tecnologia A.I. pode trazer novas possibilidades para o futuro das pessoas, no qual o debate entre os alunos permite entender mais sobre os benefícios e malefícios que a A.I pode causar à humanidade.
A palestra foi tema introdutório para a roda de debates “Pensamentos sobre o futuro: inteligência artificial” em 3 datas, dia 22 de outubro, nos dias 05 e 19 de novembro. O evento tem a participação de alunos divididos em duas mesas de debates, contra e a favor do A.I. e, também, terá um mediador que irá conduzir e avaliar a argumentação dos grupos.
Melhora da qualidade na educação
“A tecnologia está mudando o futuro e, atualmente, não a estudamos. Muitas escolas ainda apenas estudam a história e o passado, que também são importantes, nos ajudam a entendermos os erros, acertos e os avanços da civilização para as tomadas de decisões, mas não é o suficiente. Acreditamos que a educação pode e deve ser de qualidade, utilizando recursos tecnológicos para instigar a curiosidade e aprendizagem e, por conseguinte, prepará-los para o futuro e todos os desafios da fase adulta para propor soluções a partir de um pensamento crítico. Nossa metodologia é direcionada para a excelência educacional de escolas que, por meio da tecnologia, insere uma grade de ensino americano compartilhando disciplinas com mais dinamismo a fim de formar futuros líderes”, explica Flavio Liberal, CEO da WorldEd School.
O próximo debate dos alunos da WorldEd School acontecerá no dia 05 de novembro, a partir das 9h30.
Sobre a WorldEd School
A WorldEd School é uma rede de ensino americana futurista com viés internacional, criada em 2017, na Flórida, com alunos, professores, tutores e/ou com parcerias, e tem a projeção de chegar a 10 mil alunos em 2023. A rede global está presente em 4 continentes: América, Europa, Ásia e África. E oferece o Duo Diploma – a formação do estudante no currículo do seu país de origem e o currículo americano que pode ser usado em universidades americanas e de todo o planeta. O propósito da WorldEd School é conectar pessoas de todo o mundo para que com a vivência de cada um e com a sua bagagem cultural e de seu país, todos possam aprender e desenvolver competências para o mercado de trabalho e para a vida. Saiba mais, aqui!