O ensino remoto em tempos de pandemia e o uso de ferramentas digitais na educação
Desde meados do ano de 2020, o mundo foi assolado pela sua primeira grande pandemia em praticamente 100 anos, a pandemia do novo coronavírus. Que ocorreu de forma a acelerar as interações virtuais e dentre elas o aprarecimento de ferramentas digitais na educação
Os especialistas se referem ao vírus como ‘’novo coronavírus’’ pois coronavírus é um grupo de vírus já conhecidos por cientistas e pesquisadores da área da saúde e da biologia.
Contudo, apesar do conhecimento prévio, o nível de mortalidade e de virulência deste novo coronavírus colocou toda a sociedade em alerta e, devido a isso, medidas de restrição e contenção da doença foram tomadas mundialmente.
Distanciamento social
Grande exemplo destas mudanças pode ser visto no distanciamento e no isolamento social, afinal, a COVID-19 é transmitida através do contato direto com o vírus.
As medidas de isolamento recomendadas pela comunidade científica e pela Organização Mundial da Saúde tiveram impactos, especialmente, em setores como a educação, o comércio, o turismo e a cultura, visto que todos estes campos dependem do contato e da interação social.
Com isso em mente, hoje serão avaliadas algumas maneiras que foram adotadas por diversas escolas e faculdades para a continuidade das aulas e quais foram os softwares e programas mais utilizados pelos professores e alunos durante este período.
Ainda, dentro deste contexto, é possível extrair temas para a produção de projetos em diversas áreas, como por exemplo um TCC em pedagogia e educação, um projeto sobre interação social e até sobre a economia em tempos de isolamento.
Aulas, apresentações, com as ferramentas digitais na educação Google Meet e o Microsoft Teams
Como visto, um dos maiores impactos da pandemia, sem dúvidas, foi sobre o campo da educação e mediante a este contexto, houveram uma série de adaptações no ensino para que pudesse ser dada continuidade nas escolas e faculdades do país.
A grande adaptação foi a migração do ensino tradicional para o ensino remoto, neste meio tempo, de modo que as aulas, a apresentação e elaboração de projetos acadêmicos, trabalhos e seminários fossem todos realizados de maneira digital.
Para isso, os professores, as instituições de ensino e os alunos precisaram contar com conexão à Internet e também com o uso de diversas ferramentas digitais.
Duas das ferramentas mais utilizadas pela educação para manter as aulas e apresentações de trabalhos foram o Google Meet e o Microsoft Teams, que são duas plataformas utilizadas, primordialmente, para a realização de reuniões, conferências e até encontros.
Google Meet | Microsoft Teams | |
Preço Inicial | 6 dólares por mês | 23,60 reais por mês |
Classificações | 9.5/10 | 9.5/10 |
Ideal Para | Gravações, encontros, chamadas de vídeo e voz | Voltada para soluções comerciais, compartilhamento de arquivos. |
Plataforma | Apple, Windows, Android | Apple, Windows, Android |
Recursos | 10/10 | 10/10 |
Assistência | 9.5/10 | 10/10 |
Porém, naquele contexto, essas duas plataformas foram amplamente utilizadas para suprir as aulas e apresentações pendentes.
Alguns especialistas e diversos sites comparam as duas plataformas para você, no final das contas, conseguir decidir qual a melhor das duas.
Através da tabela, é possível que você compare estes dados e, no final, consiga decidir qual a melhor plataforma para atender às suas necessidades.
Ferramentas digitais na educação Google Classroom e a organização de uma sala de aula
Já quando paramos para pensar no ambiente de sala de aula, este sim foi completamente comprometido com o isolamento social e a adoção do ensino remoto.
Não só em questões organizacionais e logísticas, mas também toda a interação ocorrida dentro da sala de aula foi comprometida durante este período.
Não só em questões organizacionais e logísticas, mas também toda a interação ocorrida dentro da sala de aula foi comprometida durante este período.
Isso teve um peso acentuado na educação inclusiva e especial e também nos alunos PCD, que segundo especialistas, são afetados de maneira drástica no contexto de educação a distância.
Porém, quando pensamos em questões organizacionais, a Google nos fornece a plataforma Classroom, que funciona de maneira similar a um mural ou uma lousa, onde são marcadas atividades, datas de prova, gravações de aulas e muito mais.
Professores | Alunos |
Iniciar uma videochamada | Acompanhar trabalhos e atividades |
Criar e gerenciar turmas online | Realizar provas e consultar gravações |
Adicionar materiais e atividades | Receber feedback do professor |
Feedback em tempo real | Compartilhar recursos |
Uso do ‘’mural da turma’’ | Interagir no ‘’mural da turma’’ |
Isso teve um peso acentuado na educação inclusiva e especial e também nos alunos PCD, que segundo especialistas, são afetados de maneira drástica no contexto de educação a distância.
Porém, quando pensamos em questões organizacionais, a Google nos fornece a plataforma Classroom, que funciona de maneira similar a um mural ou uma lousa, onde são marcadas atividades, datas de prova, gravações de aulas e muito mais
Com todas estas funcionalidades, o Classroom é a plataforma mais utilizada no meio digital para a simulação do ambiente escolar, juntamente com o Microsoft Teams e o Google Meet.
Reflexões sobre o tópico
É seguro dizer que se não fosse a tecnologia, a Internet e o uso de recursos e ferramentas digitais, o campo da educação teria sido impactado de maneira mais grave, o que poderia levar anos para uma reestruturação.
Logo, é necessário evidenciar o caráter emergencial e auxiliar que estas ferramentas digitais apresentam.
Contudo, o ensino tradicional conta com um fator determinante para a formação profissional e, principalmente, cidadã de um aluno. Este fator é o contato humano e a resolução de diversas situações em conjunto.