A praticidade da educação a distância facilita o acesso ao ensino para todos que vivenciam dificuldades de mobilidade, seja nas grandes cidades ou em localidades distantes, o que acaba por impulsionar o debate sobre o tema. No Brasil, com o auxílio propiciado pela tecnologia, o ensino a distância (EAD) é uma modalidade educacional em ascensão. De acordo com dados do Inep, as matrículas de cursos universitários à distância tiveram um crescimento de 16,3%, de 2013 para 2014.
Até sexta, 23 de setembro, acontece o 22º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, no Centro Monte Real de Convenções, em Águas de Lindóia, Interior de São Paulo, com convidados nacionais e internacionais, como Martin Dougiamas, criador do Moodle e Hal PLotkin, do Creative Commons.
O LMS Canvas, desenvolvido pela empresa norte-americana Instructure, Inc. está em demonstração na área de exposições, estande nº 24, durante o 22º CIAED, aonde educadores e gestores poderão conhecer as vantagens do ambiente virtual de aprendizagem (AVA ou LMS) criado para ampliar o engajamento e interesse dos alunos no aprendizado por meio do uso da tecnologia, assim como capacitar professores a inovarem a forma de ensinar.
Atualmente a plataforma educacional Canvas é utilizada pelas principais universidades em vários países – conhecidas como Ivy Leagues nos Estados Unidos. Durante o evento, o diretor para a América Latina da Instructure, Lars Janér, fez uma apresentação de como a tecnologia traz benefícios para a educação e conecta milhares de alunos no ensino à distância. Na ocasião, Janér abordou algumas das principais tendências educacionais voltadas para a educação aberta e como o ambiente virtual Canvas melhora a conexão entre estudantes e professores. “O Canvas favorece o compartilhamento de conteúdos, discussões, com a opção de vídeos para agilizar a comunicação entre professores e estudantes, além de disponibilizar a programação das aulas, notas, e possibilitar a avaliação e o engajamento dos alunos e universitários com as atividades propostas. Também está disponível na versão mobile para tablets e celulares”, explica Lars Janér, diretor para a América Latina da Instructure.
“O movimento da educação aberta proporciona o acesso gratuito a uma infinidade de recursos educativos de qualidade. Adicionalmente, liberta a educação das restrições geradas nos repositórios institucionais, fomenta a colaboração, a cocriação e eleva os padrões de qualidade aos níveis mais altos de compartilhamento criados pela comunidade”, afirma José Escamilla, diretor do TecLabs – Tecnológico de Monterrey, México.
Software aberto e na nuvem
O LMS Canvas é uma plataforma baseada na nuvem, acessível a professores, alunos e gestores por meio da Web. E tem o diferencial de ser um software aberto, permitindo que diversos aplicativos e programas educacionais criados por outras empresas sejam integrados facilmente. Além disso, como está baseado na nuvem, seus recursos são constantemente atualizados e está sempre disponível para acesso a partir de qualquer lugar. Trata-se de uma plataforma adaptável à necessidade das escolas e universidades e pode inclusive acompanhar o crescimento delas.
Lançado em 2011, a plataforma LMS Canvas já é utilizada por 18 milhões de usuários em universidades, instituições e escolas nos Estados Unidos, Austrália, Hong Kong, Reino Unido, e em diversos outros países, incluindo o Brasil. Disponível em português, a plataforma também pode ser testada gratuitamente por duas semanas através do link http://www.canvaslms.com/brasil