Com o crescimento do uso das tecnologias móveis no ensino por professores e alunos no Brasil, as empresas de TIC educacional também se antecipam as novas necessidades. Canvas, ambiente virtual de aprendizagem aberto (em inglês, LMS – Learning Management System), da Instructure, apresenta ao mercado seu recurso de anotações na versão para dispositivos móveis, para distribuição e preenchimento de tarefas digitais.
Esse cenário vai de encontro aos resultados da pesquisa TIC Educação 2015, divulgada recentemente, que revela que o percentual de professores que utilizam o celular para acessar a Internet aumentou em relação ao último ano da pesquisa: passou de 66%, em 2014, para 85%, em 2015. Sendo que mais de um terço dos docentes (39%) afirmou utilizar o dispositivo para realizar alguma atividade com os alunos. Também houve um crescimento de 6 pontos em relação a 2014 no percentual de estudantes que afirmaram utilizar o celular como um dos meios para acessar a Internet: passou de 72% para 78%. Esse estudo foi divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
A nova aplicação para anotações na versão mobile permite que as tarefas digitais sejam concluídas sem sair do LMS Canvas, o que reduz o tempo na realização das atividades. Como as escolas se tornam cada vez mais digitais, professores e estudantes frequentemente lidam com diferentes ferramentas online que podem tornar confusos os procedimentos para downloading (descarregamento) e uploading (carregamento). Proporcionando aos estudantes a capacidade de escrever diretamente no ambiente do Canvas, o uso de outros aplicativos se torna desnecessário, o que elimina o custo de outra ferramenta para anotações digitais. Assim, professores ganham horas a mais para ensinar e os alunos são capazes de se concentrarem nas atividades em vez de ficarem trocando de aplicativos.
“Nossa prioridade é encontrar formas de descomplicar o ensino e melhorar a aprendizagem, de modo que os fluxos de trabalho sejam simples e intuitivos”, afirma Mitch Benson, vice-presidente de produto do Canvas. “O dispositivo de anotações para estudantes plenamente integrado ao Canvas facilita o processo de conclusão das lições de casa para os ensinos fundamental e médio, e para a base de clientes no ensino superior; ainda oferece suporte às escolas na transição para salas de aulas digitais (aula invertida, flipped classroom), proporcionando melhores experiências e economia de tempo, dinheiro e esforços de administradores, professores e estudantes.”
O recurso de anotação para dispositivos móveis no LMS propicia aos educadores uma diminuição no tempo de fluxo das tarefas digitais, liberando mais tempo para lecionarem e analisarem o resultado das tarefas. A digitalização das tarefas dentro do Canvas também previne que os professores percam o trabalho dos estudantes, e permite classificar as tarefas usando o Canvas Speedgrader, poupando horas de trabalho na organização de atividades impressas.
Para aprender mais, visite: https://www.canvaslms.com/brasil
Sobre a Instructure
A Instructure, Inc é uma empresa de tecnologia de software como serviço (SaaS) que desenvolve soluções que tornam as pessoas mais inteligentes. Com a visão de ampliar o potencial das pessoas por meio da tecnologia, a Instructure criou Canvas e Bridge, que permitem às organizações em todos os lugares facilmente desenvolver, entregar e gerenciar experiências de aprendizagem online ou presencial.
Atualmente, a Instructure já conecta milhões de professores e alunos em mais de 2.000 instituições de ensino e em
presas em todo o mundo. Saiba mais sobre o software Canvas e suas versões para o ensino superior (higher ed), fundamental e médio (K-12) em www.canvaslms.com/brasil e www.instructure.com