O ballet clássico como fonte de exercício, além dos benefícios físicos e na saúde, também desenvolve habilidades cognitivas e emocionais, através da consciência corporal. Por tratar de uma dança, é trabalhado o desenvolvimento do aprendizado, da disciplina, dos limites e da autoconfiança. Se em um corpo adulto esses ensinamentos já podem trazer benefícios ao longo dos anos, imagina em um corpo em desenvolvimento e de fácil adaptação como o infantil?
Apesar de ser uma dança que transparece suavidade, por causa dos movimentos e da precisão, é necessário muita força. Para garantir uma orientação adequada e com segurança para não gerar lesões no futuro, procure uma academia na zona leste que tenha cuidado, responsabilidade, e aulas com métodos bem pensados para cada uma das faixas etárias. Com cuidados de uma boa orientação, os benefícios que o ballet causa se torna mais evidente e garante o equilíbrio na saúde da criança.
Confira os benefícios físicos e intelectuais do ballet infantil
- Equilíbrio: Por causa dos passos ensinados, muitos envolvendo a ponta do pé, o equilíbrio é uma habilidade praticada e desenvolvida com o passar dos anos.
- Fortalecimento da musculatura: Com a prática dos movimentos, mesmo sendo um exercício sem sobrecarga, os músculos são trabalhados e fortificados.
- Memória: Através dos ensinamentos da dança e dos exercícios, a criança pratica a memorização para poder repeti-los.
- Disciplina: Um dos pontos em que o ballet é conhecido, é pela sua disciplina. Crianças são conhecidas pela energia de sobra que possuem, porém nas aulas de ballet clássico elas precisam praticar o foco e a concentração para aprender os passos, os ritmos e os exercícios
- Autoconfiança: Aprender algo novo, em que cada passo ensinado é um desafio a ser superado, trás o senso de auto confiança para a criança. Quando ela entende que é capaz de aprender coisas novas e perceber que sabe realizar aqueles movimentos depois, é gerado uma confiança que pode ser passada para outras áreas da vida.
Escolha a academia de ballet clássico certa para a criança
Para um melhor aproveitamento para a sua criança durante as aulas de ballet clássico é necessário prestar atenção na academia que ela irá praticar. Um fator importante é sobre a divisão das salas, porque infantil se aplica para vários anos da vida de uma criança, mas como funciona o ensinamentos deles é diferente. Então, é aconselhável escolher uma academia perto da sua casa que forneça aulas baby class e ballet I.
- Baby class: São para crianças de 3 a 6 anos que tem como propósito despertar o interesse das crianças pela dança e o começo da prática de ballet.
- Ballet I: Que é voltado para crianças de 7 a 15 anos, sendo mais exata e prática, trabalhando todo o físico e o consciente como mencionado anteriormente no texto.
Sendo clara essa divisão na matrícula da sua criança no ballet infantil, o desenvolvimento dela será muito bem explorado. Caso procure uma academia na Vila Matilde que forneça esses dois tipos de aula, a Academia Batalha tem essas aulas entre outras no seu catálogo, todas com um trabalhado de qualidade. Portanto, conheça bem o local que a sua criança irá fazer as aulas e garanta um bom desenvolvimento para ela, pois ela pode ficar anos praticando naquele local.