Muitas pessoas se perguntam se realmente vale a pena aprender chinês mandarim. Por isso, listamos aqui alguns pontos importantes que vão te mostrar que, sim, fazer um curso de mandarim pode ser uma ótima escolha. São eles:
1 – Mandarim é a língua mais falada do mundo
Mais de 1,3 bilhão de pessoas no mundo usam o mandarim para se comunicar. Portanto, ter o domínio desse idioma abre muitas oportunidades de aprendizado, interação e novas descobertas.
Esse é, sem dúvida, um prato cheio para quem deseja construir a carreira de forma inovadora e diferenciada, uma vez que poucos brasileiros se dedicam a aprender esse idioma. Isso certamente fará toda a diferença em algum momento de sua vida.
Quando falamos no Mandarim, inevitavelmente fazemos uma viagem à cultura milenar da China. No entanto, você já parou para pensar que essa língua também está fazendo parte do Ocidente? Afinal, esse idioma, que é falado por bilhões de pessoas, está cruzando o mundo e fazendo morada em lugares que nem imaginamos ouvir, como no Brasil, por exemplo. Isso pela migração de povos e também por questões econômicas.
Além de ser uma das mais importantes potências econômicas do mundo, a China é o país com o maior crescimento populacional. De acordo com especialistas, o Mandarim é a língua do futuro e não é em um futuro distante. Ele está mais próximo do que você imagina. Por essas e outras razões, muitos acreditam que o chinês mandarim poderá substituir o inglês como a língua do futuro: não só tem o maior número de falantes no mundo, mas também será uma língua essencial para os negócios e economia
2 – A China é uma potência mundial e pode se tornar a primeira economia mundial em breve
De acordo com especialistas, o Mandarim é a língua do futuro e não é em um futuro distante. Ele está mais próximo do que você imagina.
Com um PIB que cresce em média 10% ao ano, o país tem se desenvolvido de forma surpreendente, ampliando seus negócios e expandindo seus mercados.
Saber mandarim mostrará às empresas que possuem relações comerciais com a China que você está um passo à frente, atento à movimentação da economia mundial e às necessidades das grandes corporações. Oferecer o que as empresas procuram aumenta o seu valor profissional e melhora seu posicionamento no mercado de trabalho.
3 – Fazer 1 curso de mandarim melhoria de currículo
O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Hoje em dia, saber inglês já não é mais um diferencial para garantir sua vaga. Então, cada vez mais, as pessoas estão aprimorando seus currículos com conhecimentos específicos.
Dessa maneira, falar mandarim é sinônimo de mais oportunidades de emprego, principalmente para quem trabalha com comércio exterior — e aumento de salário, pelo diferencial.
Profissionais que carregam o mandarim no currículo recebem salários maiores. Afinal, eles podem oferecer às empresas algo que é valioso e que poucos dominam. O reconhecimento e a valorização desses profissionais são essenciais para as organizações que desejam mantê-los por perto.
Fazendo uma analogia simples, é como se o profissional fluente em mandarim fosse a porta de acesso a grandes negócios para a empresa. “Fechar” essa porta traria grandes prejuízos e desperdiçaria boas oportunidades de negócios. Por isso, um curso de mandarim pode fazer toda a diferença para um profissional dessa área.
4 – A aliança Brasil-China existe
Pode parecer que não, mas a Aliança Brasil-China é uma ponte invisível que beneficia os dois países. Através dela, o Brasil se tornou o maior comprador e também o maior vendedor de diversos produtos para a China.
Isto significa que existe um mundo de oportunidades para quem é capaz de se comunicar nesta ponte, ou seja, quem fala português e mandarim.
Através dessa aliança e abertura do mercado chinês, o país passou a precisar mais do que nunca de mão de obra de todos os países, mas principalmente do Brasil e do Canadá, por exemplo, que são alguns dos países que mais compram e vendem para a China hoje.
Sendo assim, quem aprende o Mandarim estará um passo à frente dos demais, que só se empenham em aprender inglês.
5 – Você pode aprofundar os seus conhecimentos na cultura chinesa fazendo um curso de mandarim
Se o que você busca não é destaque profissional, mas sim imersão cultural, o curso de mandarim também é ideal.
Afinal, estamos falando de uma das civilizações mais antigas do mundo e com uma caligrafia que resiste há mais de 3 mil anos de história! É uma ótima maneira de aprender ainda mais sobre a história do país, a culinária, a política e as produções culturais.
O mandarim abre portas para o conhecimento da cultura chinesa. Ao aprender esse idioma, você também poderá entender as tradições e os costumes dos chineses e conhecer as especificidades daquele povo de maneira intensa e completa — como só quem aprende a língua é capaz de fazer.
Essa afirmação pode, a princípio, não fazer muito sentido — já que também é possível descobrir sobre a cultura de um país falando inglês ou escutando a explicação de tradutores e guias, por exemplo.
No entanto, nenhuma dessas experiências se compara ao aprendizado natural, obtido por meio de conversas com os próprios chineses ou pela observação do estilo de vida da população e dos seus diálogos, da forma como se comunicam e se comportam.
E caso você esteja planejando visitar a China, saber um básico de mandarim vai trazer um sorriso no rosto dos locais cada vez que você interagir com eles.
6 – Aprender mandarim ajuda a exercitar o cérebro
Esqueça o alfabeto! No mandarim, as línguas escritas e faladas são diferentes e independentes. Cada palavra possui uma pronúncia e um símbolo com sua forma escrita.
Exatamente por isso, o mandarim é uma língua complexa que requer foco, dedicação e boa memória. Nessa língua, existem mais de 60 mil símbolos (ideogramas) e, destes, cerca de 10 mil são utilizados atualmente.
No entanto, não se preocupe, existem boas técnicas para aprender o mandarim. O processo de aprendizado desse idioma é também um grande exercício para o cérebro e, sem dúvida, um treinamento intenso para exercitar a disciplina, a organização e o cumprimento de metas.
Vale ressaltar que aprender um novo idioma ajuda a melhorar a saúde mental, a treinar a concentração e a otimizar a sua capacidade de aprendizado.
7 – O mandarim é uma língua fascinante
O mandarim é um idioma que não possui conjugação verbal. Ele tem um padrão de linguagem simples e objetivo, em que os elementos, juntos, criam o contexto. Para explicar melhor, traduzindo frases em chinês para o português, seria algo como: “ontem no mercado eu ir” ou “ontem nós ir restaurante”.
Quer mais? Para falar mandarim com propriedade, você precisa aprender a “cantar” as palavras. Isso porque uma mesma sílaba ter cinco tons diferentes e pode significar até 45 palavras diferentes. O que poderá diferenciá-las? A entonação aplicada na voz na hora da pronúncia e no contexto.
Como você pode perceber, aprender mandarim é algo extremamente vantajoso, seja para o seu desenvolvimento profissional seja para o pessoal. Dessa forma, além de se matricular em um curso de mandarim online, também é possível aprender com aplicativos online — muitos, inclusive, gratuitos. Como vale para qualquer idioma, fazer um curso de mandarim depende unicamente da sua dedicação e do seu esforço. Se você está decidido a entrar nesse mundo fascinante, esteja também disposto a dedicar tempo e atenção às aulas e tarefas. Só assim os resultados serão satisfatórios e produtivos.