Novas cultivares de pessegueiro atendem características do mercado frutícola e são alternativa para a diversificação na propriedade.
Nesta segunda-feira (6/03) a Embrapa apresentou suas inovações na 18ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque/RS, uma das maiores feiras de agronegócio do país. A unidade de Pelotas, RS a Embrapa Clima Temperado está presente ao levar uma amostragem dos destaques da pesquisa agropecuária para os agricultores. Neste ano são apresentadas as cultivares de pêssego BRS Citrino e BRS Rubra Moore, lançadas no final do ano passado. Além disso, a Unidade também leva ao conhecimento do público as cultivares de batata-doce e as cultivares que propõem a estratégia do planejamento forrageiro.
A feira, aberta hoje, tem a presença do ministro do Trabalho e Emprego, deputado federal Ronaldo Nogueira, que vem discutir temas relevantes para o setor e elaborar propostas para alterar a reforma trabalhista, além do governador do Estado, Ivo Sartori.
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, estará na feira no dia 9 de março. Está previsto mais de 200 mil visitantes circulando na Expodireto, durante toda essa semana. A Expodireto 2017 se encerra no dia 10 de março, sexta-feira.
Cultivares de pêssego da Embrapa
As duas cultivares lançadas recentemente pela Embrapa são duas novidades para a indústria de conservas e para consumo in natura e são alternativas para diversificar a propriedade rural. Uma de polpa amarela, a outra branca. A BRS Citrino é doce-ácido com maturação precoce e a BRS Rubra Moore é doce e suculenta. Elas foram lançadas na abertura oficial da colheita do pêssego em novembro de 2016, possuem porte médio e com plantas de bom vigor e frutos de alta qualidade. As mudas das duas cultivares poderão ser obtidas junto aos viveiristas a partir do mês de julho.
Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado
[email protected]
Telefone: (053) 3275-8215
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Fonte: www.embrapa.br
Créditos: Paulo Lanzetta