Home / Apps / Expodireto Cotrijal; Embrapa apresentará cerca de 40 Soluções tecnológicas

Expodireto Cotrijal; Embrapa apresentará cerca de 40 Soluções tecnológicas

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, participa da Expodireto Cotrijal 2017 apresentando mais de 40 soluções tecnológicas para o produtor. A feira acontece de 6 a 10 de março, em Não-Me-Toque, RS.

Nesta edição, participam profissionais de sete unidades da Embrapa: Trigo (Passo Fundo, RS), Pecuária Sul (Bagé, RS), Clima Temperado (Pelotas, RS), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Produtos e Mercado (escritório de Passo Fundo, RS) e Informática Agropecuária (Campinas, SP).

Informática na agropecuária

Aplicativos que apoiam o setor técnico rural serão demonstrados pela Embrapa Informática Agropecuária. O Agritempo Móvel permite consultar informações meteorológicas e agrometeorológicas dos municípios e estados brasileiros. Outro aplicativo apresentado é a Roda da Reprodução, uma ferramenta digital que facilita a gestão do rebanho leiteiro, desenvolvida em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste. O aplicativo foi inspirado na roda física usada no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto.

Solos

 

A compactação do solo tem sido uma das causas de frustração agrícola na safra de verão em função de estiagens. Além de dificultar a infiltração da água, a compactação limita o crescimento das raízes, prejudicando o desenvolvimento das plantas. Equipar a semeadora com elementos rompedores de solo de ação profunda é a alternativa apontada pela Embrapa Trigo na Expodireto.

Soja em destaque

 

Reconhecendo a importância econômica da soja no País, a Embrapa destina um espaço exclusivo para apresentar tecnologias e orientações sobre a cultura. Temas como manejo e genética ganham destaque na feira. O tema qualidade de sementes vai contar com especialista orientando no estande institucional. Na vitrine, os visitantes poderão avaliar os resultados da soja em duas épocas de semeadura (preferencial e tardia). No campo também estão as cultivares transgênicas da Embrapa.

Cultivares

 

A Embrapa apresenta cerca de 30 cultivares na feira. Na vitrine a campo é possível verificar diversas opções em grãos e forragens. No estande, opções de cereais de inverno, frutas e vegetais.

Soja
A Embrapa Trigo, responsável pelo melhoramento genético de soja na região fria do Brasil, apresenta duas cultivares de soja: BRS 5601RR e BRS 6203RR.

A cultivar BRS 5601RR chegou às lavouras neste ano, indicada às regiões 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1, conquistando produtores devido o ciclo precoce e o alto potencial produtivo. A média na produção comercial de sementes foi de 78 sacos por hectare.

Em 2017, a Embrapa lança a cultivar BRS 6203RR capaz de aliar produtividade com amplitude na janela de semeadura. A época recomendada inicia em outubro e se estende até 30 de novembro, permitindo tranquilidade ao produtor no ajuste das operações de semeadura em função do tempo e da otimização do maquinário o que é importantíssimo para o agrobusiness. A cultivar também atende as necessidades da Metade Sul do Rio Grande do Sul, já que está indicada para as regiões 101, 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1.

Feijão

Imagem Embrapa logo
A Embrapa Arroz e Feijão apresenta na feira seis variedades de feijão, com grãos do tipo preto, carioca e especial: BRS Esplendor, BRS Esteio, BRS Estilo, BRSFC 402, BRSMG Madrepérola e BRSMG Realce.

O destaque será o último lançamento da Embrapa, a cultivar de feijão do grupo carioca BRS FC402. Possui ciclo normal – cerca de 90 dias, arquitetura de planta tipo semi-ereto e potencial produtivo de 4500 kg/ha. Indicado para diversos estados do País, incluindo o RS e SC. Com alta resistência à antracnose e murcha de fusário.

Forragens
A partir do trabalho de diversas unidades da Embrapa o produtor conta com um grande número de opções para o planejamento forrageiro e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). As tecnologias podem ser conferidas no estande e na vitrine da Embrapa.

A Embrapa Pecuária Sul apresenta quatro opções de forragens de verão e inverno. São a cultivar de capim sudão BRS Estribo, o cornichão URSBRS Posteiro, o trevo vesiculoso BRS Piquete e o trevo branco BRSURS Entrevero.

As cultivares de Panicum maximum, BRS Zuri e BRS Tamani, da Embrapa Gado de Corte, são opção de forragem com alta produção de folhas de alto valor nutritivo (elevados teores de proteína bruta e digestibilidade), produtividade e vigor, sendo de fácil manejo e resistente às cigarrinhas das pastagens.

As diferentes alternativas de sorgo serão apresentadas pela Embrapa Milho e Sorgo, com as cultivares de sorgo silageiro BRS 658, sorgo grão BRS 332 e sorgo sacarino BRS 506. Ainda, o milheto BRS 1503 e o milho verde BRS 3046.

Batata

Imagem Embrapa tecnologia desenvolvimento batata
A Embrapa Clima Temperado divulga na Expodireto as novidades no cultivo da batata. Estão disponíveis informações sobre três cultivares de batata doce (BRS Amélia, BRS Cuia e BRS Rubissol) e outras três cultivares de batata branca (BRS Ana, BRS Clara e BRSIPR Bel).

Frutas


O Rio Grande do Sul é o maior produtor de pêssegos do Brasil. Entre as cultivares indicadas pela Embrapa Clima Temperado estão a BRS RubraMoore (produção de frutos in natura) e BRS CitrinoustriaImagem Embrapa logo

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*