Home Ecoverde Mastite em bovinos diagnosticada com tecnologia Fluke

Mastite em bovinos diagnosticada com tecnologia Fluke

por Paulo Fernandes Maciel
Ter4movisor fluke detectando mastite

Termovisor da Fluke auxilia pesquisa inovadora que prevê diagnóstico de mastite em bovinos

– Análise termográfica infravermelha de temperaturas da pele do úbere e tetos das vacas diagnosticou 74 animais com a doença
– Estudo concluiu que a termografia possui alta capacidade de diagnóstico preditivo e o diagnóstico ocorre antes que o animal apresente qualquer sintoma clínico ou alteração física no leite
Ter4movisor fluke detectando mastite

A Fluke, líder global em tecnologia portátil de teste e medição eletrônica, mais uma vez inova e auxilia uma pesquisa que pode revolucionar a maneira de diagnosticar doenças bovinas.

A companhia compartilhou sua tecnologia a fim de auxiliar o diagnóstico precoce da mastite clínica e subclínica em bovinos leiteiros.

 

Análise termográfica

 

O Termovisor Fluke Ti450 permitiu realizar o diagnóstico da doença em vacas, por meio da análise termográfica infravermelha de temperaturas superficiais da pele do úbere e tetos, em relação ao corpo e ao reto do animal.

O estudo, idealizado por Luana Rodrigues, estudante de Medicina Veterinária no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), teve início em julho deste ano e foi apresentado na última semana no Congresso Nacional de Iniciação Científica, na UNIP Pinheiros, em São Paulo.

Variação de calor sinal de mastite
A mastite é uma doença que causa infecção e inflamação nas glândulas mamarias das vacas.

Conforme explica a autora da pesquisa, essa moléstia ocasiona perda econômica do rebanho, e consequente prejuízo ao produtor.

“Quando o animal apresenta mastite, o leite começa a ser produzido com alto teor de célula somática e não é autorizado para venda, conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), prioriza”, explica Luana.

 

Inflamação nas glândulas mamárias

A tecnologia do termovisor consegue identificar a temperatura superficial da pele do bovino.

Segundo Luana, o aumento da temperatura é um dos sintomas quando ocorre a inflamação das glândulas mamárias.

“A ferramenta da Fluke é utilizada no momento de medir o grau de temperatura das regiões em questão.

Se a temperatura estiver mais elevada em relação ao resto do corpo, significa que existe uma inflamação, e a mastite é diagnosticada”, afirma.

termografia apontando mastite

Termografia tem aplicações em vários campos

O Gerente de Produtos de Termografia da Fluke, Carlos Rubim, acredita que a termografia, atualmente, pode ajudar em diversos setores, não apenas na engenharia.

“O objetivo da Fluke é colaborar cada vez mais com pesquisas e estudos que beneficiem diversos segmentos.

A alta tecnologia de nosso termovisor permite mensurar a partir da emissão de raios nos bovinos, as mudanças na temperatura corporal e cabe ao profissional fazer bom uso do equipamento”, comenta.

A pesquisa resultou na confirmação de 74 animais positivos e concluiu que a termografia pode ser utilizada no auxílio do diagnóstico da doença, pois possui alta capacidade de diagnóstico preditivo semelhante aos testes Caneca de Fundo Preto (CFP) e California Mastits Test (CMT).

É importante ressaltar que esse diagnóstico ocorre antes que o animal apresente qualquer sintoma clínico ou alteração física no leite.

Sobre a Fluke

Fundada em 1948, a Fluke Corporation é a líder mundial em ferramentas de teste eletrônicas, profissionais e compactas, e softwares para medição e monitoramento de condições.

Os clientes da Fluke são técnicos, engenheiros, eletricistas, gerentes de manutenção e meteorologistas que instalam, solucionam problemas e gerenciam equipamentos industriais, elétricos e eletrônicos e processos de calibração.
# # #
FLUKE é uma marca registrada da Fluke Corporation.

Para obter mais informações, acesse o site da Fluke.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações