Home Ecoverde FLORESTAMENTO VS. DESMATAMENTO

FLORESTAMENTO VS. DESMATAMENTO

por Paulo Fernandes Maciel

FLORESTAMENTO VS. DESMATAMENTO a economia silvícola como parceira do meio ambiente

As florestas desempenham um papel fundamental nos ecossistemas pois são um reservatório natural que absorve o carbono da atmosfera e contribui para reduzir a quantidade de CO2 no ar. Porém, a crescente demanda pelas atividades humanas têm reduzido a quantidade de florestas, o que se denomina desmatamento.

Em termos simples, significa o corte e desmatamento de cobertura florestal ou plantações de árvores para acomodar o uso agrícola, industrial ou urbano. Envolve o fim permanente da cobertura florestal para tornar esse terreno disponível para fins residenciais, comerciais ou industriais. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), estima-se que a cada ano se perdem 18 milhões de acres (7,3 milhões de hectares) de floresta. É por isso que ultimamente tem se desenvolvido diversos softwares de silvicultura para monitorar e abordar o problema.

FLORESTAMENTO
Floresta Klabin Brasil (Papeleira) – Economia silvicola

Portanto, agora devemos contribuir para preservar as florestas e até mesmo fazê-las crescer. Plantar árvores é a maneira mais necessária, fácil e eficaz de conter a erosão do solo e a emissão de gases de efeito estufa e, por conseguinte, o aquecimento global, além de ter um impacto social muito importante nas economias locais, gerando empregos diretos.

Abertura de espaços

O desmatamento é definido como a destruição de árvores e florestas para residência e uso humano. Isto é o resultado da globalização, da industrialização e da urbanização. Seu principal impacto nos ecossistemas é o aumento do aquecimento global, por isso, é essencial reduzi-lo ou pará-lo. Diversos fatores podem causar o desmatamento, todos eles ligados às atividades humanas.

A principal razão são as atividades agrícolas, responsáveis por 80% do desmatamento; que imediatamente é coberto por um VERDE mais pujante.

Serviços ambientais
Floresta Suzano (papeleira) Brasil – Economia silvicola

E que devido à crescente demanda de alimentos, precisa-se de ainda mais terra cultivável para o aumento da população. Esta superpopulação também afeta diretamente as coberturas florestais, pois com a expansão das cidades, é necessário mais terra para estabelecer moradias e assentamentos. Além destas práticas, os resíduos liberados pelas indústrias também tornam a terra “imprópria”? para o crescimento de plantas e árvores?

Outra causa são os incêndios, já sejam causados pelo homem ou pela natureza, centenas de árvores são perdidas a cada ano. Por último, as florestas não deixam de ser uma fonte de matéria prima com a madeira. Ass indústrias baseadas em madeira precisam de uma quantidade substancial de fornecimento de madeira e, algumas vezes, prosperam com o corte ilegal de madeira e o corte de árvores.

Pelo contrário, o florestamento baseia-se no plantio das árvores em um terreno anteriormente infértil. É feito para controlar a pegada de carbono e para melhorar a longevidade do ambiente natural.

Reflorestar e recompor a vegetação

O florestamento surge como resposta ao problema do desmatamento. O ritmo de vida atual tem machucado o planeta até pontos que são quase irreparáveis. Assim, o florestamento, portanto, vem ajudar a resolver tanto os desafios de proteção das florestas quanto o fornecimento de produtos florestais ao homem. Além disso, o florestamento ajuda a prolongar a vida do planeta e de seus organismos vivos, aumentando os recursos naturais, reduzindo significativamente a necessidade de explorar os recursos florestais virgens. Ao plantar árvores e criar novas florestas, o florestamento ajuda a satisfazer as necessidades comerciais das necessidades humanas sem destruir o que resta do planeta.

FLORESTAMENTO
Verde compacto – melhores trocas de O2 e mais alimentos

O reflorestamento também ajuda a abordar o problema do aquecimento global, tendo um grande impacto ao manter uma temperatura favorável, mais chuvas ou ao prever a erosão do solo entre outros. Além disso, também fornecem habitat para a vida selvagem, que tem visto magoada devido à contínua destruição de seu habitat tradicional.

Portanto, enquanto o desmatamento elimina as árvores e florestas do planeta tendo um impacto negativo no meio ambiente e, por conseguinte, na vida humana, o florestamento planta árvores para assim manter o equilíbrio e permitir reconstruir o estado natural do meio ambiente. Com o desmatamento liberta-se grandes quantidades de dióxido de carbono que aumenta o problema dos gases de efeito estufa, porém, o florestamento permite que aumentem os níveis de oxigênio melhorando o balanço ecológico. No resumo, enquanto o primeiro machuca o planeta, o segundo tenta salvá-lo.

Florestamento da Europa é imprescindível e urgente!

A população leva muito tempo vivendo a um ritmo acelerado, gastando os recursos naturais mais rápido do que eles podem se restituir. Como consequência, a perda de árvores tem um impacto no aquecimento global, perdendo o equilíbrio ambiental. Por isso, é essencial tomar ação e tentar resolver o problema favorecendo o plantio das florestas que amortecem o dano causado.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações