Home Artigos Cresce o uso de drones na agricultura de precisão

Cresce o uso de drones na agricultura de precisão

por Paulo Fernandes Maciel
Drones na roça

Startup projeta, produz e utiliza sistema com drones em agricultura de precisão

A Velbrax Agro, startup que faz parte do sexto ciclo de aceleração do Sevna Startups, no Supera Parque de Tecnologia e Inovação de Ribeirão Preto (SP), promete ser referência no desenvolvimento e comercialização de produtos destinados à agricultura de precisão no Brasil e também atuar em áreas como mineração, construção civil e florestal.

Drones na roça

A solução está em fase final de testes e validação no mercado.
Utilizando e produzindo ARPs (Aeronave Remotamente Pilotada), conhecida por drone, a startup pretende prestar ao produtor o serviço de monitoramento e análise de grandes áreas, realizando um mapeamento completo capaz de identificar falhas de produção agrícola em crescimento e áreas com estresse hídrico, além de mapear locais com baixa fertilidade, monitorar a qualidade e estimar a produção.

 

Velbrax Agro monitora produção agrícola e tem planos para atuar nas áreas de mineração, construção civil e florestal; a empresa participa do sexto ciclo de aceleração do Sevna

“Além do desenvolvimento do projeto aéreo, vamos otimizar a seleção de melhores componentes, sensores, softwares e ferramentas para garantir um trabalho de excelência e um controle inteligente das informações que serão coletadas.

A combinação desses fatores resulta em um produto capaz de executar vários tipos de missões com autonomia e segurança”, garante o estudante de engenharia aeronáutica Fábio Cruz, co-fundador e CEO da Velbrax.

 

Programa de treinamento

Um diferencial da startup é que além de produzir e montar os drones, a empresa também oferecerá treinamento de pilotagem.

“As aeronaves que irão compor nosso portfólio vão atender uma diversidade de missões e poderão ser customizadas com propulsão híbrida, que estende a autonomia de voo consideravelmente.

Temos projetos de drones pulverizadores otimizados para integrar e trabalhar em conjunto com os de monitoramento.

Além disso, estamos desenvolvendo uma plataforma online de gerenciamento e processamento de imagens com modelos preditivos.”

Diz o publicitário e idealizador da marca Velbrax, Carlos Orion.

 

Plantação de soja

Este mês, a startup iniciou um projeto piloto de acompanhamento do cultivo de soja na região de Presidente Prudente (SP).

Além do estado de São Paulo, a empresa pretende atender produtores de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Goiás.
A Velbrax já participou do programa de pré-aceleração Raja Ventures Launch by Lemonade e do programa Gerdau Challenge at FIEMG LAB, ambos em Belo Horizonte (MG).

Agora, faz parte do portfólio de startups do Sevna.
“O Sevna tem metodologias eficientes e conhecimento amplo de mercado para fazer o negócio acontecer literalmente.

Aliado a isso, está localizado no Supera Parque, o que possibilita acesso a um espaço inovador e motivador.

Também há o fato de Ribeirão Preto ser uma cidade importante e estratégica para o nosso negócio”, finaliza Fábio.

Sobre o Sevna Startups

O Sevna Startups é o programa de aceleração de startups mantido pelo Instituto Sevna, com sede no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto (SP), e é a primeira do Brasil a fazer parte da GAN (Global Accelerator Network).

A aceleradora iniciou sua operação em 2015, promoveu cinco ciclos de aceleração completos e iniciou o sexto em outubro.

O Sevna reúne atualmente um portfólio de 27 startups, cujo valor está estimado em R$ 56 milhões.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações