Home / Artigos / Colheita do café máquinas agrícolas a inovação no mercado agro

Colheita do café máquinas agrícolas a inovação no mercado agro

“A colheita de café precisa ser planejada com cuidado, desde as máquinas agrícolas que serão utilizadas até o momento certo da colheita. Veja todo o processo! ”

As máquinas agrícolas são fundamentais para garantir a produtividade da colheita, mas é preciso gerenciar cada etapa de forma estratégica. Entenda como planejar!

Colheita do café

Programando a colheita

É importante verificar se os grãos já estão maduros o suficiente para serem colhidos. Caso não estejam, isso pode prejudicar o preço de venda do café.

Em épocas favoráveis ao cultivo, é recomendável utilizar a colheitadeira para automatizar o processo. Está prática, reduz o custo e aumenta a margem de lucro.

Lidando com os contratempos

Mesmo utilizando o trator corretamente para preparar o solo, podem ocorrer diversas floradas, provocando uma maturação desuniforme. Essa diversidade nos tipos de grãos, pode inviabilizar a utilização da colheitadeira.

porto seco da cidade de Varginha ao fundo

A solução é adotar procedimentos que auxiliem na separação dos grãos conforme o seu estágio de maturação.

Utilizando máquinas agrícolas para coletar as cerejas

Com o auxílio de um trator cafeeiro, que é projetado para atividades de cafeicultura, é possível executar um cultivo econômico e com alto desempenho.

A vantagem de coletar os frutos cerejas, é que o aroma e sabor ficam ainda melhores, elevando o preço devido a qualidade do produto. Utilize a colheitadeira, quando a lavoura tiver 90% de cerejas.

Porto seco de Varginha MG referência no mercado de café

Cada uma das máquinas agrícolas, devem ser utilizadas de forma estratégica para melhorar o processo de cultivo. Adotar equipamentos específicos como o trator cafeeiro, traz mais agilidade para a colheita.

Planeje todas as etapas

Quando estiver planejando o cultivo e a colheita, leve em consideração a topografia do terreno, altura das plantas, dimensão da lavoura e a maturação dos frutos em que o tratorcafeeiro e a colheitadeirairão trabalhar.

É recomendável sempre acompanhar o estado das peças das máquinas agrícolas, para que não ocorram defeitos que gerem prejuízos na sua produção.

Para conhecer outras dicas, continue acompanhando nosso site e saiba tudo sobre o mundo agrícola.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*