Especializada em marketing digital, a ExactTarget indica as melhores práticas para impulsionar a visibilidade e o compartilhamento de conteúdos e marcas na rede social
Atualmente um em cada cinco minutos gastos na internet é voltado para as mídias sociais[1]. Além disso, 77% dos brasileiros que possuem conta no Facebook interagem com alguma marca na rede, e 42% dos consumidores do país
(idades entre 25-44) já realizaram uma compra após receberem uma mensagem de marketing na rede social[2]. Esses dados certamente nos mostram o quanto é importante hoje para as marcas conseguirem engajar os seus consumidores nas
mídias sociais, especialmente no Facebook.
Edson Barbieri, Managing Director da ExactTarget , provedora global de marketing interativo, afirma que internautas brasileiros interagem com as marcas no Facebook e no Twitter mais do que em qualquer outro mercado, perdendo apenas para os Estados Unidos. Isso cria uma oportunidade única para o marketing local de se relacionar com os seus consumidores por meio das mídias sociais. Mas existem algumas regras que toda marca ainda deve seguir, mesmo no ambiente
on-line.
Pensando nisso, as dicas a seguir foram elaboradas para ajudar as marcas a se relacionarem com seus consumidores sempre buscando o máximo de valor agregado:
Regularidade:
No Facebook, quanto mais conteúdo você cria, mais sua página irá aparecer na
news feed dos seus seguidores. Por isso, é vital que sejam feitos posts
diários, a fim de que sua marca continue visível.
O horário certo:
O melhor horário para registrar um post varia de acordo com sua audiência. A
pesquisa Digital Carnival, realizada pela ExactTarget, descobriu que 46% dos
brasileiros têm como prioridade acessar o e-mail logo que se conecta pela
manhã, enquanto 27% têm o Facebook como primeira tarefa online do dia. Já à
noite a situação se inverte: o campeão escolhido pelo brasileiro para
encerrar suas atividades online é o Facebook (24%), enquanto o email aparece
logo atrás (17%). Experimente testar o seu conteúdo em diferentes horários
para ver qual alcança o maior engajamento.
Mantenha-se relevante e interessante:
As pessoas tornam-se fãs de uma marca pelo que ela faz e o que representa.
Por isso, tenha certeza que a sua página no Facebook representa fielmente a
principal característica da sua marca. Entenda seu consumidor e apresente a
ele um conteúdo relevante e atraente. Antes de postar, pergunte a si mesmo
se aquilo será realmente interessante para sua audiência.
Conteúdo inteligente:
As pessoas adoram compartilhar conteúdos interessantes ou inteligentes com
seus amigos. Conselhos e dicas funcionam realmente bem no Facebook, assim
como listas, imagens e infográficos que sejam fáceis de entender e
compartilhar.
Seja breve:
O próprio Facebook <https://www.facebook.com/business/build> nos diz que
posts com entre 100 e 250 caracteres conseguirão 60% mais likes, comentários
e compartilhamentos que os mais longos.
Estimule visualmente:
Não use apenas texto o tempo todo. Inclua fotos e vídeos também.
Use chamadas à ação:
Pode parecer óbvio, mas os fãs ficam, de fato, mais suscetíveis a
compartilhar, curtir ou comentar algo se você realmente pedir que ele faça
isso.
Pense na sazonalidade:
Tenha certeza de que o seu conteúdo reflete apropriadamente o período do ano
para que ele permaneça relevante. Pense posts voltados, por exemplo, para
uma próxima estação que está chegando ou mesmo um feriado. Mas tenha em
mente que se você é uma marca internacional, pode ser verão no Brasil, mas
estar nevando na Sibéria.
Seja criativo:
Incentive o engajamento mais aprofundado utilizando as ferramentas
disponíveis na sua página do Facebook, como a inclusão de abas para
promoções ou pesquisas, por exemplo. Você pode, inclusive, desenvolver um
aplicativo.
Monitore:
Esteja sempre de olho na sua página e responda rapidamente aos posts,
recomendações e feedbacks dos usuários. Monitore e perceba o que funciona
bem e o que não está dando certo. Por exemplo: sua audiência responde melhor
a posts com vídeos, fotos ou outro conteúdo? Publique conteúdo baseado no
que a sua audiência gosta.
As mídias sociais estão revolucionando a forma como as pessoas se comunicam umas com as outras e também com as marcas, além da maneira como elas esperam que as marcas se comuniquem com elas. É importante entregar a mensagem
certa, para o público certo, através do canal certo, na hora certa. As dicas acima são apenas algumas ideias para melhorar a forma como as empresas se conectam com os clientes, a fim de construírem relacionamentos verdadeiramente significativos.
Sobre a ExactTarget
A ExactTarget é uma provedora global de soluções de marketing interativo cross-channel e software-as-a-service que possibilitam às empresas de todos os portes comunicar com seus clientes através de email marketing, mobile
marketing, mídias sociais e websites. Sua plataforma permite aos profissionais de marketing planejar, automatizar, entregar e otimizar dados e informações sobre marketing interativo e comunicações em tempo real para
engajar consumidores, aumentar as vendas e melhorar o retorno dos investimentos. Sediada em Indianápolis, ExactTarget atua na bolsa de valores de Nova York sob o símbolo ET.