A especialista em segurança Joelma Dvoranovski explica quais são as curiosidades tecnológicas que estão à disposição da segurança pública e privada no Brasil e no mundo.
Motivado pelo alto índice de violência, a proximidade da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos o segmento de segurança cresce exponencialmente em todo o Brasil.
Segundo a especialista em tecnologia em segurança Joelma Dvoranovski, os recentes casos de violência no país só impulsionam o mercado de equipamentos de segurança eletrônica pública e privada no país.
A tecnologia tem se tornado a grande arma para o reconhecimento de infratores e criminosos. Nos casos dos crimes mais recentes e hediondos, como por exemplo, o ataque aos dentistas em seus consultórios, Joelma oferece importantes
dicas para precaver e intimidar essas pessoas.
A especialista informa que geralmente os bandidos chegam aos consultórios se passando por pacientes e relatando dores. Sensibilizados com a urgência, os dentistas abrem as portas e são assaltados. Nesse caso especifico câmeras digitais e ópticas de altíssima resolução, botão de pânico e interligação com a polícia podem ajudar na prevenção, reconhecimento e no sucesso da captura dos criminosos.
As câmeras também podem auxiliar as autoridades policiais em grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, softwares inteligentes permitem o reconhecimento facial (com base em um registro), de uma pessoa que possui histórico de vandalismo, seria possível fazer um monitoramento mais detalhado desse potencial causador de problemas. Câmeras que emitem sons como afaste-se dessa área também poderiam auxiliar na manutenção da ordem.
CURIOSIDADES:
Em algumas escolas na Europa a tecnologia das câmeras de segurança auxilia no registro de presença dos alunos.
Câmeras automotivas podem ajudar a esclarecer crimes e acidentes.
Nesse caso é muito mais fácil provar para as autoridades quem é o infrator.
Joelma comanda uma das mais importantes empresas do Brasil – Grupo Brako e ficou nacionalmente conhecida depois de implementar o projeto de segurança do MASP, depois do episódio do roubo de quadros do museu.
O museu conta hoje com um dos maiores e mais modernos sistemas de segurança comparado com os outros museus espalhados pelo mundo.