5 vantagens de comprar de pequenos e-commerces nesta Black Friday
A Black Friday está batendo à porta e, segundo o Ebit, mais de 88% dos consumidores têm a intenção de aproveitar a enxurrada de promoções.
Descontos mais atraentes e a comodidade de fazer a compra de casa, sem precisar enfrentar as longas filas das lojas físicas, além de estacionamentos congestionados, são alguns motivos para essa preferência de compras pela internet – segundo pesquisa realizada pelo IBOPE Conecta e Mercado Livre.
Especialista traz dicas para consumidores não terem “dor de cabeça” durante a data e mostra como é mais vantajoso comprar de pequenos e médios lojistas
De acordo com Alfredo Soares, especialista em comércio eletrônico e diretor da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br) – plataforma de criação de lojas virtuais mais popular do país com mais de 700 mil lojas hospedadas –, comprar dos pequenos e médios lojistas pode ser uma oportunidade de aproveitar bem a data e garantir um bom negócio.
“As grandes redes recebem muitos pedidos, o que pode atrapalhar a entrega.
Sem contar que com o micro e pequeno varejista você consegue negociar políticas mais flexíveis de troca e devolução – caso necessário – e encontrar presentes mais exclusivos”, explica.
Outra vantagem de comprar dos pequenos é a fidelização.
Muitos lojistas usam as datas comemorativas como a black friday para oferecer descontos e fidelizar seu cliente o ano todo.
Com isso, é possível ter acesso a cupons promocionais, frete grátis, combos de produtos e outras inúmeras vantagens.
Além disso, é mais fácil encontrar produtos personalizados ou bem “exóticos” nos e-commercers de pequeno à médio porte – já que na maioria das vezes eles investem em nichos de mercado e em produtos exclusivos, pequenas quantidades.
Veja dicas do especialista para aproveitar a Black Friday comprando das pequenas empresas da internet:
Compare preços
Escolhendo comprar nos e-commerces, o consumidor consegue comparar muito mais preços, ação que pode gerar economia na hora de escolher a loja ideal.
Além disso, as pessoas evitam as filas quilométricas costumeiras nas lojas físicas durante a Black Friday.
Em alguns casos, pequenos e-commerces podem oferecer boas vantagens sobre determinado produto, por isso valer a pena pesquisar.
Conheça a disponibilidade para devolução e troca de produtos
A política de devoluções e trocas durante a Black Friday não costuma ser muito flexível.
Porém, os pequenos e médios lojistas procuram ter um atendimento mais estreito com o cliente e mesmo na semana de ofertas podem oferecer mais possibilidades de negociação ao consumidor.
Se informe sobre os prazos de entrega
As grandes lojas recebem muitos pedidos e disponibilizam, na maioria das vezes, um prazo muito extenso para a entrega dos produtos.
Já os pequenos e médios varejistas se planejam para vender mais e aproveitar a data – evitando ao máximo que o consumidor tenha uma experiência negativa com a loja.
Neste caso, é possível encontrar prazos de entrega menores, e além disso, o consumidor tem mais acesso à comunicação da empresa, consegue entrar em contato e negociar a entrega, caso haja algum problema.
Fique atento com o horário de pico
O horário de pico no comércio eletrônico é, geralmente, no começo da Black Friday, entre 0h às 3h.
Fique de olho porque nesse período, o consumidor pode ter dificuldades de conexão com as lojas e problemas com a identificação do pagamento, principalmente nos grandes e-commerces – devido ao número de acessos.
Fuja da “dor de cabeça” e leia todas as informações antes de finalizar uma compra
Quando uma loja online participa da Black Friday, geralmente não disponibiliza descontos em todos os produtos do site. Vale ficar atento para identificar quais itens estão realmente em oferta.