Uber da saúde oferece serviço de orientação remoto em meio à crise
Aplicativo Docway Live que auxilia o atendimento médico para triagem ou pequenas dúvidas é uma opção para quem está com problemas de mobilidade devido à falta de combustível.
A crise de abastecimento de combustíveis provocada pela greve dos caminhoneiros no Brasil afetou diversos setores e serviços em todas as regiões do país.
Boa parte das clínicas e hospitais estão remarcando consultas, cirurgias agendadas e atendendo apenas emergências.
Mobilidade favorecida
O Docway Live é uma opção para solucionar o problema de mobilidade, pois é um serviço de orientação remoto que auxilia o paciente a entender a necessidade de procurar ou não o hospital mais próximo.
“Nesse momento mais crítico, estamos usando como triagem para que os pacientes que não tem acesso ao serviço de saúde por conta do combustível, tenham uma orientação primária”, explica Fábio Tiepolo, CEO da Docway.
Nesses casos, o paciente que solicita o atendimento da Docway, recebe a ligação do médico que busca mais informações através de vídeo e indica o melhor local de atendimento.
Docway Live
O Docway Live é uma extensão do aplicativo da Docway, que leva médico até o paciente de uma maneira rápida e segura.
Para usar, é preciso baixar o aplicativo (disponível para Android e IOS) e cadastrar-se.
O serviço funciona através do envio de um link para o paciente se conectar com um médico para receber as orientações de forma remota.
“A regulamentação para a Teleconsulta, um dos braços da telemedicina é quem nos impõe tais restrições, onde não é permitido prescrever medicamentos, por exemplo, apenas orientar o paciente de que tipo de médico ele deve procurar ou se ele necessita ir ao hospital”, ressalta Tiepolo.
Legalidade
A Telemedicina é permitida legalmente em algumas situações, uma delas, a discussão de casos clínicos entre profissionais da saúde.
Porém com o uso recorrente do aplicativo WhatsApp, o Conselho Federal de Medicina publicou o parecer CFM 14/2017, que autoriza o uso do aplicativo e de plataformas similares entre médicos e seus pacientes ou entre médicos e outros profissionais da saúde, apenas para dar orientações e tirar dúvidas, da mesma forma que o contato era feito anteriormente por telefone.
Receitar remédios e tratamentos ainda é uma pratica proibida.
O CFM entende que a consulta física não deve ser substituída e seu objetivo de não autorizar consultas a distância e para evitar que os médicos acabem oferecendo exclusivamente serviços à distância.
Para o CEO da Docway, essa extensão que o aplicativo possibilita é uma forma de auxiliar pacientes que precisam otimizar seu tempo e evitar deslocamentos desnecessários.
“Médicos e outros profissionais cumprindo o exercício da profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade, conforme previsto no Artigo 1º do Código de Ética Médica”, finaliza Tiepolo.
Para conhecer todos os detalhes sobre o Docway Live, ele está disponível para os sistemas Android e iOS, acesse o site www.docway.co.