Cuidados ideais para a higiene da sua roupa íntima
Potencialize a vida útil das lingeries lavando, secando e armazenando corretamente as peças.
Ter o cuidado certo com as peças íntimas, principalmente as calcinhas, é sinônimo de zelar pela saúde dos órgãos genitais feminino, ajudando a evitar o surgimento e/ou proliferação de bactérias, fungos, infecções ou até doenças mais graves.
Suavidade e delicadeza
Popularmente conhecidas como lingeries, as roupas íntimas femininas são frágeis e muito delicadas, o que acaba gerando uma preocupação maior com a lavagem e secagem, principalmente com o objetivo de aumentar a durabilidade das peças.
Porém, outro fator que se mostra importante na hora de realizar a higiene é a saúde da mulher.
O contato das peças íntimas ocorre diretamente com regiões do corpo feminino que são sensíveis às infecções, portanto, a atenção deve ser redobrada.
A principal dica é fazer a higienização completa das roupas íntimas femininas, visando a total retirada do suor e outros resíduos para evitar possíveis riscos à saúde com infecções, irritações na pele ou até alergias severas.
Os tecidos e os tipos de lavagem
Além disso, outro ponto importante deve ser levado em consideração: os tecidos.
A mulher deve atentar-se aos tecidos em que as peças foram fabricadas, para manter a limpeza e a durabilidade.
Por exemplo, mesmo uma calcinha de renda de qualidade desenvolvida em tecido ecológico, como a da Valisere,
Necessita cuidados básicos, como a lavagem a mão e em água fria, utilização de sabonete neutro e secagem à sombra.
Ao lavar e secar as roupas íntimas:
Inicialmente, separe-as do restante das roupas e, entre elas, faça a divisão em roupas íntimas femininas e masculinas.
Em seguida, lave-as manualmente com sabão líquido e, de preferência, com pH neutro.
O enxágue deve ser realizado com delicadeza e sem torcer a peça, evitando destruir as fibras do tecido. Logo após, basta colocar as roupas para secarem em local arejado.
Por exemplo, sutiãs com bojo devem secar na sombra e pendurados pela lateral.
É interessante que, após a secagem, as calcinhas sejam passadas a ferro quente, pois a alta temperatura garante a eliminação de qualquer bactéria que possa ter sobrevivido durante o processo de limpeza.
Geralmente, muitas mulheres iniciam a higiene da peça no banho, o que é muito recomendável com o auxílio de um sabonete líquido próprio para isso, porém, essa etapa não descarta a lavagem regular da peça.
Ao armazenar as roupas íntimas:
Planeje uma gaveta apenas para as peças íntimas, pois as mesmas devem ficar separadas até mesmo das meias e roupas de moda praia, como biquínis.
Se possível, coloque as roupas em sacos de TNT, pois eles garantem tanto o isolamento da peça quanto a ventilação ideal para o armazenamento.