[box_dark]OCZ Toolbox – executando o pacote[/box_dark]
Após a tela inicial do programinha (que não é necessário ser instalado) surgirá enfim a informaçõe do SSD encontrado.
As opções do OCZ Toolbox são 4 ao total, vejamos:
1- Drives: reconhece o SSD da OCZ, sua conexão e em qual porta está sendo usado. Também é através dele que podemos ativar ou desativar a sua atualização no caso de possuir mais de uma unidade conectada.
2- Tools: UPDATE, aqui é a ferramenta que iremos usar, para a atualização de firmware.
3- Security: modo de segurança de destruição total dos dados e qualquer tipo de informação. Este modo quando acionado de apagamento é irrecuperável.
3- Details: fornece dados e informações sobre o dispositivo, tais como SMART e Dados de Interfaceamento.
Então, é só escolher a opção 2 e depois ciclar em UPDATE Firmware, ele forçadamente fará um download da versão mais atual encontrada diretamente na base de dados do fabricante. Mesmo que você tenha salvo o arquivo separadamente, ele fará esta checagem.
Cuidado: pode ser que em algumas vezes exista a perda de dados ou a necessidade de fazer a recuperação do mesmo, e isto fará com que todos os dados gravados nele sejam irrecuperáveis. Você deseja mesmo prosseguir?
Aqui fica sempre a velha e boa precaução não é não? Melhor ser precavido do que depois se lamentar por anos… Então separe os seus arquivos mais importantes em um outro dispositivo e continue com o ACEITO ! SIM !
Apósa confirmação, o OCZ Toolbox fará a gravação temporária do firware no dispositivo, a atualização somente ocorrerá depois do boot.
Se tudo ocorreu dentro das normalidades e com sucesso, uma tela e um aviso de Update será exibido, mas ainda não terminou. É preciso reiniciar o equipamento e agora é o momento mais temido de todos.
Depende muito de caso a caso, alguns podem reiniciar a plataforma e demorar um pouco mais e outros menos, por este motivo não falaremos em tempo OK. Só é preciso mesmo e nunca ou JAMAIS desligar a máquina caso ele demore muito, SE PRECISO FOR, REINICIE ATRAVÉS DO RESSET E JAMAIS DESLIGUE.
Lembre-se que é neste exato momento de boot que está sendo a gravação e atualização do firmware. O procedimento é simples, quando em boot o dispositivo entra no modo de segurança e retira as informações do espaço de cache e faz a gravação permanente. Se por ventura ou por algum acidente neste exato momento for desligado, 95% de chances de perda do SSD. Então faça todo o processo por sua própria conta e risco e tenha cautela.
E por fim, ai está ! Entramos novamente no programa e navegamos até Details: o novo firmware gravado com sucesso e o dispositivo atualizado.
E para constar além das atualizações e correções das instruções que estão no pacote, em nosso caso ocorreu uma melhora bem significativa na taxa de velocidade de Leitura, saindo de 445 Mb/s para 500 Mb/s !
Bom pessoal, espero que tenha alguma utilidade e a qualquer momento se pintar uma dúvida ou desejar fazer qualquer comentário, sinta-se a vontade. Obrigado a todos e nos encontramos em breve em outra oportunidade.