No GPU Technology Conference (GTC), em San José, na Califórnia, ontem o CEO da Nvidia Jen-Hsun Huang revelou detalhes sobre o calendário de lançamento do SoC Tegra. Huang disse aos participantes na conferência que o Tegra 5 “Logan” vai incluir um GPU da classe Kepler e vai estrear este ano antes da produção em massa em 2014.
O SoC Tegra 6 “Parker” vai ser baseado num CPU ARM de 64-bit e na próxima geração de GPUs Maxwell da Nvidia.
Huang disse aos participantes no GTC que o Tegra 5 vai ser um processador que permitirá aos dispositivos móveis fazer “tudo o que um computador moderno deve fazer”. O Tegra 5 será o primeiro processador móvel a incorporar um GPU da classe Kepler, que será totalmente compatível a 100% com o CUDA 5 e OpenGL 4.3.
O CUDA permite que o GPU possa ser usado para muitas tarefas computacionais para além do processamento de gráficos e imagem.
O Parker será o primeiro SoC Tegra a ser baseado no processador ARM de 64 bits, o “Project Denver”. Este processador é destinado a ser produzido utilizando o processo FinFET 3D que terá um benéfico consumo de energia e de desempenho.
O Tegra 6 também contará com um GPU Maxwell que deverá ser visto no próximo ano nas placas gráficas para desktop. O GPU Maxwell tem uma arquitetura de memória unificada virtual “Toda a memória será visível para todos os processadores”, incluindo os núcleos de computação, explicou Huang.
O Tegra 6 será lançado em 2015 e terá um aumento de 100% da performance em relação ao Tegra 2, revelou Huang.
Fonte: Theregister.co.uk
Fotos e autoria por colaboração : inquirer / Theregister