[box_dark]O que é Firmware ?[/box_dark]
Bom se você não está muito familiarizado com este termo, vamos ajudar você a saber o que realmente é o tal ‘firmware’.
Segundo o Wikipédia temos:
Em eletrônica e computação, firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. É armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de memória de hardware, como uma ROM, PROM, EPROM ou ainda EEPROM e memória flash, no momento da fabricação do componente. Muitos aparelhos simples possuem firmware, entre eles: controle-remoto, calculadora de mão, algumas partes do computador, como disco rígido, teclado, cartão de memória, muitos instrumentos científicos e robôs. Outros aparelhos mais complexos como celulares, câmeras digitais, sintetizadores, entre outros, também possuem um firmware para a execução de suas tarefas.
Não há fronteiras rígidas entre firmware e software, pois ambos são termos descritivos bastante livres. Contudo, o termo firmware foi originalmente inventado para contrastar com software de alto nível que poderia ser alterado sem a troca de um componente de hardware, e o firmware está normalmente envolvido com operações muito básicas de baixo nível das quais sem um, dispositivo seria completamente não-funcional.
Podemos agora entrar com mãos na massa? Se por acaso você ainda não estiver seguro o suficiente, por favor, partilhe suas dúvidas ou abaixo deste tutorial (nos comentários) ou utilize nosso fórum. Estaremos de braços abertos para lhe receber com muita atenção.
[box_dark]Recursos e Procedimentos Iniciais Necessários[/box_dark]
- Você irá precisar de um gravador de CD/DVD com o devido suporte (não é aconselhável o uso de mídias DVD Ok)
- 1 mídia de CD-RW virgem (não utilizar DVD – na maioria das vezes da erro)
- Programa de gravação de ISO instalado, caso não tenha, aconselhamos a utilizar o excelente e simples ImgBURN < faça download AQUI >
- 1 SSD Intel a ser atualizado, com ou sem a instalação do WINDOWS (não precisa ser novo e nem estar em funcionamento)
- 1 ISO INTEL de Firmware < baixe diretamente do site INTEL < neste link> Tamanho:4,76 MB – 0911036202M388208850.iso (esta ISO era a mais recente na data deste tutorial, pode ser que apareçam outras, grave sempre a última disponível)
[box_dark]Procedimentos Iniciais[/box_dark]
Você já baixou a ISO e já instalou o ImgBURN certo? Pegue uma mídia de CD_RW virgem e insira a mesma no gravador, abra o programa e mande queimar a mídia a partir da ISO que você abaixou no site. Não tomará mais do que uns 3 minutinhos.
Gostamos muito de Utilizar o ImgBurn, porque além de queimar a mídia com precisão ele também faz uma conferência dos dados no modo de comparação e leitura real após a mídia estar gravada e finalizada. Algo muito prático e seguro, não permitindo que mídias sejam utilizadas com possíveis erros de gravação. E isto é de exímia importância, afinal estamos atualizando um componente físico caro e que merece nossa atenção redobrada.
Tudo ok e finalizado? Ótimo, pode até deixar a mídia no computador que será usado. O Boot deve e tem que acontecer por meio dela.
Na página seguinte, estaremos dando ‘start’ realmente na atualização de firmware dos SSD Intel, que serve para qualquer modelo descrito e anunciado na página inicial deste tutorial.
Caso você é do tipo que gosta de ler tudo, acompanhar informações técnicas e gosta de ‘colecionar’ arquivos oficiais, aconselhamos então você baixar e salvar o arquivo Oficial da Intel < Neste link > !!