Com a aproximação do lançamento do chipset X79 e dos processadores Sandy Bridge-E está cada vez mais perto, os fabricantes de motherboards começaram a revelar as suas soluções para a nova plataforma Intel.
Como não poderia ser muito diferente, desta vez a Gigabyte que veio no pianinho trazer suas obras de arte no estado inerte (ainda) da performance e da mais alta tecnologia, trata-se de duas novas motherboards baseadas no chipset X79: a GA-X79-UD3 e a GA-X79-UD5.
A GA-X79-UD3 prepara-se para ser a mais acessível das motherboards LGA2011 da Gigabyte, usa um circuito de alimentação de 8+1 fases para alimentar o processador LGA2011.
A memória é alimentada por um circuito de 4 fases. Existem quatro slots de memória DDR3. A motherboard possui quatro slots PCI-Express 3.0 x16, entre os quais dois são capazes x16, os restantes são de x8. Existem ainda dois PCI-express x1 e, surpreendentemente, um slot PCI. Todas as seis portas SATA do chipset X79 são atribuídos como portas internas – duas portas SATA 6 Gb/s (branco), e quatro portas SATA 3 Gb/s (preto).
A GA-X79-UD5, por outro lado, usa um PCB diferente da UD3, apresentando mais espaço para os quatro slots de memória extra (dois por canal). A motherboard utiliza um sistema de alimentação para o CPU mais robusto, com 14 fases e condensadores POSCAP. Mais uma vez, a memória é alimentada por um circuito de 4 fases. Ao contrário da UD3, a UD5 tem apenas três slots PCI-Express 3.0 x16, entre os quais dois são capazes x16, todos os três são capazes de x8.
Fora estas belezas singulares, ainda mostraremos numa próxima oportunidade os detalhes das TOPs X79-UD7 (desenvolvida especialmente para Overclock Extremo) e a TOP Gamer e clássica G1. Assassin 2 ! Acompanhem, que logo logo tem mais …