Home Dicas Se você está no mercado, à procura de emprego tenha muita atenção às suas atitudes.

Se você está no mercado, à procura de emprego tenha muita atenção às suas atitudes.

por Paulo Fernandes Maciel

Nos últimos anos temos assistido a uma mudança de paradigma no mundo empresarial, e a elas se somam as atitudes dos colaboradores pretendidos.

Atitudes para procura de emprego

Num curto espaço de tempo deixamos de ter um emprego do tipo vitalício, e a constante mudança de funções e/ou de empresa passou a ser cada vez mais uma realidade dominante e imutável.
Perante este quadro, assistimos também a uma mudança das características mais valorizadas nos candidatos para determinada função. As softskills sobrepõem-se cada vez mais às hardslkils e como tal uma má atitude poderá ser crucial para a sua continuidade na empresa, ou no processo de recrutamento que o profissional venha a concorrer.

 
As organizações valorizam cada vez mais os espíritos jovens, colaborativos, proativos, sociáveis e de fácil trato. Assim, se você tem uma entrevista agendada para os próximos dias não se esqueça que:
1) A arrogância fica do lado de fora da porta. A autoconfiança não é sinônimo de arrogância, ainda que por vezes estas duas características se encontrem separadas por uma linha tênue.
2) As pessoas tóxicas não duram muito tempo nas empresas. As empresas procuram cada vez mais colaboradores cooperantes, que se enquadrem na cultura organizacional, e que possam contribuir para os objetivos do grupo e para um ambiente de trabalho harmonioso.
3) A boa educação ainda é apreciada ( pasmem). Ainda que a entrevista de emprego não tenha que ser um momento excessivamente formal, saber como cumprimentar o seu interlocutor e despedir-se naturalmente, com um agradecimento pela oportunidade e tempo despendido, deixará certamente uma boa impressão na pessoa que acaba de o entrevistar.
4) As pessoas positivas revelam-se não só nos discursos, como também nas mais pequenas ações. Ao acreditar que vai conseguir o lugar, toda a sua comunicação verbal e não-verbal transmitirá que você acredita possuir as habilidades e competências que são necessárias para o cargo e isso será observado por quem o está entrevistando.

Lembre-se: se você não acreditar em si, mais ninguém o fará!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações