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Redes sociais | Como melhorar o engajamento

por Paulo Fernandes Maciel
Redes sociais moça digitando símbolos em tela virtual

Redes Sociais: 9 Macetes atuais para gerar muito engajamento

Você quer aumentar ou gerar engajamento nas suas redes sociais?

Neste artigo abordaremos os macetes mais atuais e simples para você gerar engajamento no Facebook, Instagram e YouTube: as principais redes de hoje.

Redes sociais moça digitando símbolos em tela virtual

Vantagens do engajamento

Por que ter um público engajado nas Redes de relacionamento é tão importante?

Um público engajado é um público interessado.

Além disso, um público engajado nas redes fornece informações que fazem você produzir o conteúdo que eles querem receber.
Uma rede social com alto nível de engajamento gera prova social.

“Prova social” é quando pessoas (usuários) se sentem influenciadas a partir do comportamento de outras pessoas.

Se existem pessoas interagindo com você, quer dizer que você é confiável para elas, logo, será confiável também para quem acabou de te conhecer.

É tendo um público engajado que você consegue gerar mais autoridade, vender mais, crescer o número de seguidores e avançar níveis.

Vamos então saber como gerar engajamento nas redes sociais com os 9 macetes atuais e simples?

vários balõezinhos com simbolos de redes sociais
1) Promova enquetes fáceis de serem votadas

Esse macete você pode usar em todas as redes sociais e funciona muito bem, principalmente se bem aplicado como vou ensinar a você aqui.

Essa estratégia pode ser colocada em prática através de textos, imagens ou até gifs e falas em vídeos.

Mas é preciso que exista nesses conteúdos alguma questão a ser escolhida.

A sua intenção, nessa estratégia, não é apenas querer saber a opinião do seu usuário, como despertar nele a intenção de se posicionar.

um emaranhado de símbolos de redes sociais
Como produzir:

Facilite a expressão do seu usuário.

Sabemos bem que a preguiça de digitar ou participar de algo é um dos principais fatores que impedem um engajamento de acontecer.

Por isso, ao invés de publicar um conteúdo “solto”, tente facilitar a ação.
“Como?”
Ao invés de soltar: “Qual ________ você prefere?” “O que você sente quando ___?”
Prefira fazer, por exemplo: “Qual desses ____________ você prefere?
X, Y, Z
Enumere as repostas no conteúdo!
A tendência da resposta ser dada em “números” é enorme.

Além de apontar que a pessoa absorveu seu conteúdo, mostra o quanto ela está engajada.

A facilidade de digitar um número quebra a objeção de “preguiça” de fazer parte daquele conteúdo.

Ou seja, isso aumenta seu engajamento.

Você pode fazer isso em posts do Facebook, imagens ou vídeos no Instagram ou em seus vídeos no YouTube.

mãos digitando e balõezinhos com símbolos e números
2) Conteúdo interativo

Às vezes, é bom você postar algo simplesmente para gerar engajamento.

Ou seja, de vez em quando você pode aliviar um pouco a divulgação de conteúdos e simplesmente agir de forma descontraída.
“Como?”
Poste imagens em que as frases já solicitam uma interação.

Se o seu segmento for moda, culinária, empreendedorismo ou qualquer outro, experimente postar uma imagem com a seguinte frase:
“Marque aqui aquela pessoa que sempre está bem arrumada” ou “Marque aqui aquela pessoa que tem o melhor tempero.”

“Marque aqui aquela pessoa que você acredita no sucesso.”
Ou, então, gere conteúdos que mesmo que indiretamente faça o usuário marcar alguém.

Ainda que não seja conteúdo diretamente falando da sua marca, você está gerando interação e permitindo, indiretamente, que novas pessoas conheçam seu trabalho ao serem marcadas.
Simples, prático e efetivo.

3) Sem você, isso não faz sentido

Deixe seu usuário participar da construção do seu conteúdo nas redes.

Ele adora isso!

No Instagram: ao curtir uma foto, um “coração” aparece no meio da imagem curtida.

Que tal você escrever algo em que esse coração, a partir do like do seu usuário, complemente a mensagem?

Deixe sua criatividade ligada nisso.

Qualquer que seja o seu segmento, você consegue aplicar essa técnica.

4) Desperte reações:

Lembra do macete número 1?

Pois então, vamos usar o mesmo princípio dele de facilitar a ação do usuário interagir ou se posicionar ao seu conteúdo, porém em uma rede social específica: o Facebook.

Hoje, o Facebook permite que você reaja a uma publicação de seis maneiras diferentes: curtir, amar, rir, surpreender, chorar e irritar.

Use essas reações como indicação de posicionamento.

Exemplo:
Uma foto com seis opções (no máximo) de escolha.

Você escreve qual a sua preferida?
Nesse exemplo acima era questionado aos seguidores o que eles achavam do jogo que bombou em 2016, o Pokemon Go.

Porém, você tem uma lista de opções de posts com esse macete.

Faça um teste!

5) Posts pedindo sugestão

Volto a dizer: deixe seu usuário ajudar você a construir seu conteúdo!

Peça para escolherem um tema a ser abordado no seu blog ou página.

Por exemplo: “use as reações do Facebook para escolher o tema de post da próxima semana no blog.”

Ou “vote no tema da próxima semana” enumerando as opções.

Além de você gerar mais engajamento naquela publicação específica, você saberá qual o interesse específico que seus usuários têm sobre você.

6) Quebra de padrão no conteúdo (backstages):

Interações acontecem porque as pessoas sentiram-se à vontade de participar daquilo.

Concorda? Que tal você se aproximar dos seus usuários?
Uma maneira interessante e que gera engajamento em se aproximar dos seus usuários é postando também situações cotidianas.

Exemplo: Algum usuário pode se identificar com várias situações dessa foto: hard work, trabalho.

Assim, ele sente-se à vontade e com liberdade de comentar com você algo referente.
Uma vez que a barreira da “intimidade” for quebrada, só você pode reconstruí-la sendo deselegante com seu usuário.

Logo, essa situação incentiva que seu usuário comente mais em seus posts.
No Facebook, por exemplo, existe a função “Live”.

Nela, indico que você ou compartilhe momentos legais do cotidiano do seu negócio, ou que você compartilhe conteúdo também.

7) Referência Pop

Qual a febre do momento?

Qual música toca em todo lugar, qual a série mais comentada, qual cena da novela que virou notícia? Adapte isso ao seu conteúdo.

Crie gifs ou imagens!
Isso integra o mundo do seu usuário ao seu conteúdo.

Ou seja, ele tende a participar disso, interagindo.

8) Datas comemorativas

Integre sempre o mundo do usuário ao seu conteúdo.

Isso torna de fato o engajamento algo recorrente.

Datas comemorativas são excelentes para isso, e permite que você já tenha um planejamento anual de conteúdo, por exemplo.

Se seu conteúdo é sobre moda, no dia do estilista, você pode criar uma votação do melhor estilista, usando ainda os macetes: 1 e 4, por exemplo.

É engajamento em dobro, é interação de verdade.

9) “Eu sei que você está aí”

Esse macete é mais específico para quem usa Instagram Stories.

Sabe aquele vídeo que você fez e já estava indo colocar direto na história?

Envie ele diretamente ao maior número de contatos e também o adicione à sua história.

As redes sociais é o melhor lugar para você dar início a uma outra estratégia: o Marketing de Relacionamento.

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Samuel Pereira autor das dicas sobre redes sociais

Sobre o autor

Créditos: Samuel Pereira

Samuel Pereira é fundador do “Segredos da Audiência Ao Vivo”, um dos maiores eventos do Brasil de Marketing Digital e o maior do mundo de Tráfego e Audiência na Internet.

É CEO da Mostarda Web e nos últimos anos criou mais de 60 blogs e sites do zero, ultrapassou a marca de mais de 200 milhões de visualizações de páginas e mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais de seus blogs e redes pessoais.

É também Co-Autor do livro Negócios Digitais, Best Seller na Veja.

Em seus treinamentos presenciais e online já treinou mais de 2.000 pessoas no Brasil e em diversos países.

 

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