Em setembro, a Bloomberg noticiou que a Apple limitou a produção do novo iPhone 14 devido à baixa procura, inferior àquela que era esperada. Ainda assim, o iPhone 14 foi um dos produtos tecnológicos mais aguardados e vendidos do segundo semestre de 2022, com cerca de 95 milhões de unidades fabricadas.
Face à popularidade do produto, empresas de cibersegurança alertaram para o grande número de sites falsos e fraudes online associadas ao iPhone 14, dentro e fora do Brasil.
Mais de mil sites falsos num só dia
Em agosto, pouco antes do lançamento oficial do iPhone 14, foram encontrados registros de mais de mil sites falsos associados ao dispositivo da Apple em apenas um dia. Estes sites, operados por hackers, prometem a pré-venda do iPhone 14 mediante a introdução de dados de cartão de crédito. Após receberem a informação, os criminosos clonam o cartão e descontam o preço do celular. Contudo, os lesados nunca chegam a receber o iPhone 14 em suas casas.
Esse esquema é ilustrativo do grande número de burlas que existem na Internet, e não é o único exemplo associado ao lançamento do iPhone 14. Outra tática popular entre os hackers passa por criar sites em tudo semelhantes ao site oficial da Apple para recolher informações de usuários como os seus nomes de conta e senhas do Apple ID. Esses dados são posteriormente utilizados para roubo de informação e, em casos extremos, chantagem.
Para quem considera comprar o iPhone 14, é importante ficar atento aos sites falsos, e ter muito cuidado com ofertas demasiado atrativas, e seguir algumas regras básicas de cibersegurança.
Como se proteger contra sites falsos ofertando o iPhone 14
A explosão de sites falsos associados ao iPhone 14 é ilustrativa do crescente número de fraudes na Internet. Para se proteger contra estas e outras ameaças, tome as seguintes medidas:
1. Instale uma VPN no seu celular
Uma VPN é uma tecnologia que permite navegar na Internet com segurança e proteger o seu endereço de IP de potenciais hackers. As VPNs também são úteis para contornar bloqueios geográficos e aceder a conteúdos bloqueados no Brasil (como, por exemplo, séries que não se encontram disponíveis fora dos Estados Unidos). Para proteger o seu celular, procure instalar uma iPhone VPN de referência no seu velho ou novo iPhone.
2. Leia atentamente o URL do site
O URL é o nome que surge no topo da barra de pesquisa do navegador, e se trata do indicador mais forte de que está ou não a utilizar um site falso. Se deseja encomendar o iPhone, certifique-se que o URL disposto na barra de pesquisa é apple.com. Qualquer variação pode indicar que se encontra num site falso. Utilize o mesmo método para completar compras em marketplaces populares como a Amazon, a eBay, ou o OLX.
3. Tenha cuidado com os anúncios do Google sobre o iPhone 14
Após pesquisar “comprar iPhone 14” (por exemplo) no Google, é tentador clicar nos resultados que surgem no topo da página. Contudo, tenha cuidado: estes resultados são anúncios pagos, e alguns destes anúncios são colocados por hackers para ludibriar potenciais vítimas.
4. Não clique em links enviados por e-mail
Finalmente, evite clicar em links não solicitados enviados por e-mail. Com a exceção de algumas newsletters de confiança, estes são geralmente criados por hackers e incluem ligações perigosas que podem conter malware ou redirecionar para sites falsos.