A Crise e o desemprego fizeram aumentar a inadimplência de forma exagerada no país.
O Brasil atingiu em 2017 o recorde de inadimplência, cerca de 61 milhões de brasileiros tiveram dívidas em atraso.
Pensar em formas de evitar calotes de clientes pode ser considerado um grande desafio para as empresas.
O calote pode ser evitado tomando algumas precauções
Com a crise econômica e o alto índice de desemprego, a tendência é que o número de inadimplentes aumente.
Pensando nisso, a ADV Tecnologia listou 5 formas de se livrar desse prejuízo.
Confira:
1. Dê preferência para o uso cartão de créditos
Se há alguns anos perguntassem “qual a dica para evitar um calote”, a resposta seria:
Evite aceitar cheques.
Hoje, a dica quase universal é: opte por cartão de crédito como forma de pagamento na sua empresa.
“Caso o seu negócio permita utilizar o cartão de crédito, opte por essa forma.
Antes, claro, faça uma conta simples sobre o índice de inadimplência da sua empresa e a porcentagem cobrada pelo cartão de crédito.”
Explica o diretor executivo da ADV Tecnologia e especialista em software de gestão, José Claudio Brito.
2. Ter um contrato bem amarrado
Uma das formas de evitar calotes de clientes é ter um contrato bem amarrado com detalhes e informações necessárias.
Ter a prestação do seu serviço documentada dará a possibilidade de levar, em caso de inadimplência, para os meios legais como Serasa.
3. Veja o cadastro positivo
Atualmente, as empresas também podem consultar o Cadastro Positivo.
“O seu negócio pode ter essa política de fazer pesquisa sobre o cliente antes de fechar qualquer compra. No entanto, a escolha de vender ou não para um consumidor que tem um cadastro negativo deve ser pensada.”
Analisa José Claudio.
O especialista em software explica que algumas empresas arriscam e vendem para clientes que não têm um cadastro positivo;
Já que o mercado está em crise e as dificuldades de manter um negócio são cada vez maiores.
“O ERP auxilia o empreendedor em uma decisão dessa, porque uma coisa é o cliente ter uma negativação, outra é quando ele tem uma recorrência de dívidas.
O risco do consumidor não pagar é maior.
Caso a protelação de dívida do cliente seja registrada no ERP.
O sistema será um instrumento para organizar as informações e trabalhar ao seu favor nessa decisão.”, explica.
4. Pedir referência
A velha referência sempre vai continuar sendo uma das formas de evitar calotes de clientes.
A referência de um conhecido pode te dar mais segurança.
Obviamente, não será algo certeiro e 100% confiável.
“Claro que algumas empresas, além de usarem essas dicas, vinculam a conclusão do serviço, por exemplo, com a parte do pagamento.
Em outros casos, só entregam o produto após o pagamento total.
Existem mecanismos que podem ser utilizados de acordo com seu negócio e que darão mais segurança.” Afirma o diretor executivo da ADV Tecnologia.
5. Acompanhar índice de inadimplência
Junto das 4 formas de evitar calotes de clientes citadas acima, é importante sempre acompanhar o índice de inadimplentes.
Ele será um balizador da sua empresa.
Além do índice geral divulgado pelos órgãos oficiais, há os índices de cada segmento.
“Se o seu segmento é o varejo, por exemplo, e o índice de inadimplência está em 7% e o da empresa em 5%, você está em um nível bom.
Caso o seu negócio esteja em um índice maior do que 7%, você precisa ver o que há de errado.”
Depois de acompanhar esses índices, as empresas também podem estabelecer metas para diminuir o calote dos consumidores, essa é uma das formas de evitar sofrer calotes de clientes.
Fonte: ADV Tecnologia
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