Como a Empilhadeira elétrica pode melhorar a logística da sua empresa
O uso de empilhadeiras elétricas, atualmente, é algo corriqueiro na maioria das empresas, independentemente do seu porte ou segmento.
Mas isso era diferente até pouco tempo.
As empilhadeiras a combustão eram a principal solução para a movimentação de materiais.
No entanto, adoção de medidas voltadas à sustentabilidade global vem se tornando uma grande tendência na maioria das indústrias.
Um Ótimo veículo para transporte vertical
Para representarmos isso em números, a empilhadeira elétrica já configura cerca de 70% dos modelos do equipamento utilizados nas firmas dos países industrializados.
E, em determinadas áreas de produção, as principais certificações internacionais exigem o uso da ferramenta em sua versão elétrica nas suas operações.
Isso só mostra o quanto ela vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. No Brasil, porém, a ferramenta ainda pode ser considerada uma novidade.
Empilhadeiras elétricas: o que são, para que servem e como funcionam?
A empilhadeira elétrica é um tipo de veículo industrial específico para o processo de elevação, movimentação e armazenagem de cargas.
Esse equipamento é indispensável para o bom funcionamento da cadeia logística de indústrias em geral, além de ser capaz de suportar toneladas sem depender do esforço físico dos funcionários.
Isso tudo, é claro, torna o trabalho mais produtivo e eficaz, além de garantir o bem-estar dos colaboradores do segmento industrial.
Ela funciona através de um motor elétrico que utiliza baterias industriais recarregáveis ou formas externas de transmissão de energia.
É um equipamento compacto e oferece um único assento, que será ocupado pelo profissional habilitado para manejá-lo.
A ferramenta possui ainda dois garfos horizontais compridos que se encaixam aos pallets de madeira, que são levantados e abaixados através de uma força hidráulica aplicada à torre de elevação, de acordo com os comandos efetuados pelo operador.
Conheça as vantagens de usar a empilhadeira elétrica
O crescimento do uso da empilhadeira elétrica nas empresas não é apenas na questão ambiental, como já citamos acima.
O aparelho traz diversos benefícios para os setores de logística e armazenagem. Selecionamos algumas vantagens que a ferramenta traz para as companhias atualmente:
- Tamanho menor
Por conta da não necessidade de um motor, a empilhadeira elétrica tem um tamanho menor do que a movida a combustão.
Isso faz com que os armazéns das empresas possam receber mais materiais por não necessitarem de um espaço tão grande para manobras do operador.
- Meio ambiente, saúde dos profissionais e consumo de energia agradecem
Por causa da ausência de motor, esse tipo de máquina não emite gases poluentes, sendo considerada uma ferramenta “eco-friendly”, uma questão importante para a natureza e para os profissionais que trabalham com a máquina, possibilitando sua utilização em ambientes internos sem comprometer a saúde dos funcionários.
A empilhadeira elétrica também consome 60% menos energia que a movida a combustão.
-
Ruído e custos de operacionais inferiores
O baixo ruído da empilhadeira em funcionamento é outra vantagem.
Além disso, seus custos operacionais podem ser inferiores aos modelos de combustão.
Os intervalos de manutenção também são mais longos, pois ela não requer óleo do motor ou líquidos refrigerantes.
Portanto, não é necessário substituir e descartar esses fluidos.
O motor elétrico também oferece qualidade superior e é mais resistente às altas temperaturas, evitando perdas de potência de saída como prevenção a superaquecimentos.
-
Mais segurança, rapidez e eficiência
O uso desse aparelho traz mais segurança, rapidez e eficiência para mover cargas de cima para baixo e vice-versa, tanto em áreas internas, externas ou em ambientes apertados.
Há modelos de empilhadeiras elétricas com três a quatro rodas, equipadas com tecnologia capaz de elevar até 2 toneladas a uma altura de até 7,5 metros, com total estabilidade