Nada melhor do que tomar um banho de banheira com hidro após um dia corrido, e quem possui esse produto sabe o quão bom é. Afinal, um banho de banheira é considerado até mesmo uma forma de terapia. Mas o que muitas pessoas se esquecem é a qualidade da higiene que uma banheira higienizada deve ter para não prejudicar a qualidade de vida de ninguém ou até mesmo prejudicar opróprio material.
A limpeza de uma banheira deve ser feita de forma caprichada, lembrando sempre de utilizar os produtos certos de acordo com o material de cada banheira e saber corretamente o passo a passo de uma boa lavagem. A seguir, mostraremos como deve ser feita a limpeza de banheiras, desde as partes mais simples até mesmo as mais delicadas.
Como lavar sua banheira
Primeiramente, se você tem uma banheira redonda, quadrada, da forma ou tamanho que for, é muito importante que esse material seja lavado ao menos uma vez por semana, ainda mais se as pessoas utilizarem praticamente todos os dias. Para iniciar o processo de limpeza da banheira, será necessário algum detergente neutro, uma esponja onde utilizará apenas o lado macio, bicarbonato de sódio com vinagre de álcool como forma de desinfetar a banheira facilmente.
A limpeza deve seguir o passo a passo a seguir:
- Inicie o processo de limpeza enchendo a banheira com água quente; e vá colocando aos poucos o detergente neutro, e após isso, misture bem a água até se formar uma boa quantidade de espumas; e aproveite para utilizar o lado macio da esponja e esfregar corretamente todo o interior da banheira;
- Após esse primeiro processo, misture em algum recipiente um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre; após isso, espalhe pela parte externa e interna da banheira, deixando agir por 10 minutos, como forma de desinfectar a banheira de possíveis bactérias;
- Após isso, enxague toda a banheira com água fria e seque a parte externa e interna caso não for utilizar logo em seguida.
Lembre-se de saber qual o material de sua banheira
Uma coisa muito importante antes de iniciar a limpeza, é saber qual o material de sua banheira de canto. Pois existem modelos variados como:
Porcelana fibra de vidro, acrílico e até mesmo modelos esmaltados, que necessitam de uma limpeza mais delicada ainda.
Geralmente, as banheiras de porcelana são as mais práticas de limpar; pois são resistentes e permitem o uso da maioria dos produtos de limpeza muitas vezes disponíveis em qualquer casa. Já os outros modelos requerem mais cuidados, então é importante evitar de utilizar produtos abrasivos; pois corre um risco de corrosão e de causar manchas na banheira também, deixando-a ruim esteticamente.
Limpe até mesmo registros e mangueira para ter a banheira higienizada
O que muitas pessoas não se lembram, é que é muito importante, além da limpeza interna da banheira, separar os registros e a mangueira auxiliar também. Um ponto positivo é a facilidade que esses materiais possuem para a limpeza. apenas utilize a solução de vinagre com bicarbonato de sódio, que já é o bastante para retirar qualquer possível bactéria. Essa solução pode ser inserida nesses materiais com o auxílio de uma flanela, deixar agindo por 10 minutos e depois enxaguar. Então, você terá uma banheira limpa e renovada rapidamente, sem muitos segredos