Como fazer o desentupimento de tanques e evitar entupimentos?
Diferentemente do que se costuma pensar, o tanque também precisa de desentupimento periódico.
Considerando que isso não ocorre com frequência, é comum não ter saber quais são as técnicas utilizadas para resolver esse problema.
Por isso, veja como fazer o desentupimento do tanque e evitar entupimentos.
Leia também:
Serviços profissionais no tratamento de esgoto e o meio ambiente
Governantes do Paraná promovem a expansão do biometano
O que fazer quando o tanque entope?
Antes de mais nada é preciso compreender por isso acontece.
Durante a lavagem das roupas, é normal que os pelos de animais domésticos, botões, moedas, e as fibras acabem enroscando, e até mesmo entrando nas fissuras do ralo e encanamento do tanque, o que acaba causando a obstrução da via.
Além disso, também é comum que o acúmulo de resíduos como sujeira, sabão e outros tipos de detritos estejam impedindo a passagem de água pelo local.
Quando isso acontece, além ficar mais difícil de fazer a limpeza das roupas, é possível que você também tenha que lidar com inundações, e também com o surgimento de odores desagradáveis.
Apesar de relativamente simples, o mais recomendado nesse caso é que você contrate os serviços de uma desentupidora para resolver o seu problema.
Isso porque a mão de obra deles detém conhecimento a respeito de quais são as melhores técnicas, produtos e procedimentos a serem realizados para fazer o desentupimento, de forma que ele seja resolvido por completo.
Nesse caso, o método mais utilizado é o de hidrojateamento, a depender da gravidade, recomenda-se o hidrojateamento de alta pressão.
Os jatos de água conseguem fazer a remoção de todos os resíduos sólidos
.
Uma das grandes vantagens do hidrojateamento alta pressão é que não há a necessidade de utilizar produtos químicos que por vezes podem acabar sendo prejudicial para a estrutura (quando não há conhecimento a respeito se pode ser aplicado ou não).
Além disso, devido eficiência do hidrojateamento de alta pressão, ele também acaba fazendo uma limpeza na tubulação.
Técnica caseira para desentupir tanque
Caso você deseje se aventurar e ao tentar resolver o problema por conta própria, indicamos que dê uma olhada no manual de como a fabricante recomenda a higienização.
Entretanto, no casos dos tanques tradicionais você deve limpar a área conhecida como “grelha do ralo” para então verificar se a água está escoando corretamente.
Você também pode fazer uma espécie de anzol com um arame, para que consiga puxar os objetos que estão causando a obstrução da via.
Só preste atenção para não aplicar força, pois assim você corre o risco de piorar a situação!