Precaução nunca é demais. Gato escaldado tem medo de água quente não é mesmo? Então acho que vale a pena dar uma relembrada no excelente artigo abaixo.
Fazer compras pela WEB é prático, seguro e rápido, e; pode economizar um bom tempo de fila e procura pelas lojas físicas. Mas todo o cuidado é pouco. Faça suas compras somente em lojas conhecidas e que tenham recomendações nos fóruns e serviços especializados para esta finalidade.
Cuidados ao se comprar em Lojas Virtuais
1- O Site
Verifique com atenção a estrutura do site, veja se o mesmo é bem organizado e as paginas principais sobre os produtos, contato e etc são fáceis de acessar. Mecanismos de busca de produtos na página também são muito bem vindos.
A quantidade suficiente de informações sobre a loja e os produtos, são necessárias e indicam uma empresa responsável, mas por outro lado, um site mal organizado, sem informações suficientes e dados ou imagens que nitidamente percebemos que foram recortados e colados de outro site, pode indicar um site montado “às pressas” e torna-se um forte indicativo de não se tratar de uma empresa séria. Muitos se iludem com uma “cara” bonitinha de um site mas deixam de observar que uma empresa suspeita pode simplesmente copiar ou “comprar” um modelo pronto de site (já teve alguma vez a sensação quando visitou um site que nunca havia entrado antes e você pensou: puxa esse site não me parece estranho..) Por isso preste muita atenção no zelo da empresa com a qualidade de sua “loja”.
É imprescindível que você procure as recomendações em fóruns da loja e se ela tiver negativas saber o porque aconteceu e se resolveram.
Verifique se o site possui certificações de qualidade. Empresas de qualidade, possuem selos como BRTuV, Fundação Abrinq, eBit, BuscaPé, Prêmio iBest, VeriSign, Internet Segura, Thawte entre outros.
2- Os produtos
Tome cuidado com a oferta de uma variedade absurda de produtos ou preços fora do padrão do mercado. As mercadorias devem conter a descrição completa de suas características e funcionalidades, bem como informações sobre o tamanho e peso, pois isso torna-se muito relevante visto que a entrega é geralmente via Correios ou transportadora, influindo diretamente no preço do frete.
Observe o prazo de garantia do produto que deve estar especificado no site e é lógico, deve ser vendido com nota fiscal.
A renovação constante de produtos e principalmente ofertas na pagina inicial, indicam uma loja que provavelmente possui algum estoque destas mercadorias. Lojas que operam sem nenhum produto em estoque devem ser evitadas pois trabalham com o sistema de encomenda, onde só depois de receber o pedido e o pagamento, é que buscam a mercadoria em seus fornecedores gerando quase sempre atrasos e frustração.
Observe se os valores e forma de frete são claros o bastante e os prazos de entrega compatíveis com o que pretende aguardar. Desconfie de uma loja que oferece o mesmo prazo de entrega ou valor de frete para todos os produtos.
3- Formas de Pagamento
Opte por lojas que ofereçam mais de uma forma de pagamento, o ideal seria por boleto bancário e cartão de crédito, onde as compras podem até ser parceladas sem juros. Fique atento quanto ao sistema de segurança de pagamento via cartão oferecido pelo site. Verifique se a página exibe o ícone do cadeado na parte inferior do navegador ou alguma mensagem de segurança antes da inserção dos dados. Cuidado com as informações inseridas no cadastro e nunca forneça a senha de seu cartão.
Outras empresas oferecem a possibilidade de depósito, DOC ou transferência bancária. MUITO CUIDADO com essa forma de pagamento e só o faça se for em conta jurídica em nome da empresa, nunca em nome de terceiros ou pessoa física, pois nesse caso a probabilidade de golpe é imensa.
4- Atendimento
O atendimento via telefone é imprescindível. Esqueça lojas que ofereçam número de celular. Empresas “de verdade”, indicam na página o horário de atendimento e contam com suporte de telemarketing. Se utilizar o telefone e o mesmo dar somente ocupado, tocar e ninguém atender, ou se ainda alguém atender dizendo somente “ALÔ”, desligue e procure outra loja. Normalmente, empresas sérias, utilizam mensagens quando as linhas estão ocupadas ou fora do horário de atendimento.
Outro tipo de atendimento bem vindo é o on-line via Chat na própria página. Perceba que mesmo lojas suspeitas podem oferecer esse serviço, mas geralmente nesse caso ele fica on-line muito raramente.
Preste atenção na velocidade de respostas à e-mails. E-mails que não são respondidos são um péssimo sinal.
Verfique se a loja possui atendimento ao cliente automatizado, isto é, endereço de e-mail próprio (ex.: [email protected]). Desconfie sempre de Lojas Virtuais que oferecem apenas atendimento via MSN, Yahoo Messenger ou outro mensageiro instantâneo. Também é motivo de desconfiança, sites que oferecem e-mails de atendimento cadastrados em provedores abertos ao público como Hotmail, BOL, UOL, Terra, ZipMail e etc.
5- O pedido
Se você decidiu finalizar a compra, observe se o site oferece a possibilidade de acompanhamento de pedidos via site e tire TODAS as dúvidas antes de fazer o pagamento.
Desconfie de lojas que não possuem sistema de compras automatizado (ex.: Carrinho de Compras, Histórico de Compras e etc). Lojas que possuem apenas uma lista com produtos para que você mande um e-mail com o produto desejado, é um péssimo sinal.
6- Guarde provas e comprovantes
Guarde tudo o que você puder como prova de sua compra, pagamento e detalhes do produto adquirido. Tire print-screens das páginas do site com as informações sobre o produto que você comprou, pois em caso de produto enviado ou condições de compra diferentes daqueles ofertados no site, você tem provas contra a loja.
Salve também todos os e-mails de comunicação com a loja, pois também podem ajudar (lembra daquela frase clássica dita em filmes policiais: “tudo o que você disser, pode ser usado contra você no tribunal”?) então, aqui ela se aplica muito bem . Guarde recibos e comprovantes de pagamento e principalmente notas fiscais, para que você possa cobrar pela garantia dos produtos caso precise.
7- Outras recomendações e links úteis
Procure por lojas que estão há bastante tempo em atividade, e na dúvida, busque sempre referências de quem já comprou. Pode-se também pesquisar alguma pendência da empresa junto à receita federal ou reclamações junto ao procon através do CNPJ e IE da empresa, para isso, basta solicitar os dados à loja ou mesmo obtê-los consultando o site.
Você pode rastrear informações sobre a loja usando o Whois do registro.br
Através desse link:
https://registro.br/cgi-bin/nicbr/whois?qr=
Sempre lembrando em clicar no link presente no CNPJ para ver quais outros endereços estão cadastrados no nome do dono do site.
Outra dica também, seria apenas comprar de sites com domínio .com.br e sempre consultar a validade do CNPJ da loja. Através desse link da Secretaria da Receita Federal:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Pe…olicitacao.asp
Consulte o www.reclameaqui.net e veja se a empresa possui reclamações de clientes.
Voce também poderá consultar processos judiciais da loja, de seu proprietário, ou vendedor consultando os registros dos tribunais regionais estaduais, inserindo o nome de quem você quer consultar (pode ser pessoa física ou jurídica pela razão social). Isso é muito útil, pois voce pode verificar se existe pendência judicial de quem você estiver comprando.
Segue os links:
Rio Grande do Sul:http://www.tj.rs.gov.br/site_php/consulta/index.php
Santa Catarina: http://www.tj.sc.gov.br
Paraná: http://www.tj.pr.gov.br
São Paulo: http://portal.tj.sp.gov.br
Rio de Janeiro e Espírito Santo: http://www.trf2.gov.br
Minas Gerais: http://www.tjmg.gov.br
[box_dark]Conclusão[/box_dark]
Se a loja na virtual na qual você pretende realizar a compra atender estes 7 itens descritos acima, pode ficar tranqüilo, pois dificilmente haverá problemas e risco de calote, mas se a loja deixar à desejar em pelo menos 1 ítem destes relacionados, esteja ciente que as chances de se dar mal aumentam bastante.
Texto Cuidados ao se comprar em Lojas Virtuais: Fonte CDH