Home Dicas Corrimão em inox ou guarda-corpo de vidro: o que é melhor para escadas?

Corrimão em inox ou guarda-corpo de vidro: o que é melhor para escadas?

por Paulo Fernandes Maciel

Em casas com mais de um andar (sobrados), a instalação de escadas é necessária. Por uma questão de segurança, a fim de evitar acidentes domésticos, alguns cuidados devem ser tomados durante a construção do imóvel, como a instalação de corrimãos, guarda-corpos, muros de vidro, grades e mais.

Está em dúvida entre instalar corrimão em inox ou guarda-corpo de vidro nas escadas? Saiba qual é melhor.

O que é um guarda-corpo?

O guarda-corpo (também conhecido como parapeito) tem a função de proteger o corpo das pessoas e evitar possíveis quedas causadas pelo desnível ou pela diferença de altura entre andares e ambientes. A instalação do guarda-corpo é obrigatória em locais que tenham desníveis maiores que um metro.

Em residências, o guarda-corpo pode ser utilizado em sacadas, varandas e escadas. No caso da última, é feito para evitar que as pessoas tropecem no desnível do andar de cima e caiam sob os degraus.

Guarda-corpo inox

O guarda-corpo inox garante traços mais modernos para o ambiente da residência. Alguns modelos de inox podem vir com placas de vidro para aumentar a visão do ambiente, assim como a segurança das pessoas. Este modelo de guarda-corpo é mais utilizado em sacadas e varandas de edifícios altos, por conta da resistência do material e por permitirem uma melhor circulação do ar por entre as barras de inox. Eles têm alta durabilidade e são fáceis de limpar.

Escadas

Corrimão para escadas em inox

O corrimão é a parte alta, na qual a pessoa se apoia para se locomover com mais segurança em escadas ou rampas. Geralmente, o corrimão está apoiado em um guarda-corpo ou fixado diretamente na parede da residência.

A norma NBR 9050 especifica que o corrimão deve ter 92 cm de altura. Os corrimãos instalados em construções variam entre 80 e 92 cm e há a necessidade de prolongá-los por 30 cm no início e no final das escadas e rampas, com o objetivo de garantir mais segurança às pessoas.

O recomendado para residências é o corrimão em inox, porque com ele é possível trabalhar com diversas formas, seja ele curvo, reto ou feito sob medida para o planejamento do projeto. Os estilos do inox também podem variar quanto ao guarda-corpo, nos quais há a possibilidade de adotar barras verticais ou fazer formatos sob medida com o material.

Guarda-corpo de vidro para escadas

O guarda-corpo de vidro é uma das melhores opções para quem quer ter elegância, segurança e mais visibilidade no ambiente. O vidro permite dar um charme único à residência, porque a transparência pode combinar com qualquer projeto de decoração e construção da casa. Além dos guarda-corpos, é muito comum ver painéis e coberturas de vidro em projetos arquitetônicos.

Guarda-corpo de vidro e corrimão em inox juntos

Nos projetos de construção de imóveis, é muito comum inserir vidro na decoração e na estrutura da residência. Em uma fachada em pele de vidro, por exemplo, há a combinação de estruturas metálicas com a elegância do vidro, que consegue ofuscar os metais das construções, como prédios. Em residências, também é possível combinar o vidro do guarda-corpo com o metal do corrimão em inox.

Em casas com mais de um andar, é necessário ter uma certa proteção nas escadas e a melhor forma de garantir a segurança das pessoas é ter um guarda-corpo de vidro com um corrimão em inox apoiado sobre o vidro.

O corrimão em inox, além de ser um material resistente e de fácil limpeza, garante a segurança das pessoas durante o trânsito entre os andares da casa. Ele pode ser instalado tanto na parede da casa quanto em cima do vidro do guarda-corpo. O guarda-corpo de vidro, que pode vir com acabamentos em inox, evita com que as pessoas caiam nos desníveis entre os andares e no desnível das escadas.

Combinar um corrimão em inox com um guarda-corpo de vidro traz segurança, elegância e modernidade para a sua casa. Procure profissionais do ramo e faça um orçamento para saber qual dos materiais é melhor para garantir a proteção nas escadas de sua casa.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário