Home Dicas Conheça o funcionamento de um dissipador Vapor Chamber

Conheça o funcionamento de um dissipador Vapor Chamber

por Carlos Xandelly

Como o Vapor Chamber trabalha?


Uma ilustração do Ciclo de refrigeração passiva de mudança de fase dentro de uma câmara de vapor horizontal

O calor do dissipador de metal sólido é transferido de um átomo para o próximo. Em moléculas de vapor de refrigerante pequenas câmaras circulam no interior da câmara e ativamente movimentam o calor por esta região. Câmaras de vapor são preenchidos com líquido de arrefecimento e, em seguida, selados sob um vácuo. Esta baixa pressão faz com que o líquido de refrigeração ‘ferva’ a temperatura muito mais baixas do que o normal. Como a evaporação do líquido refrigerante, suas mudanças da fase de líquido para gás, e suas moléculas absorvem energia térmica. Estas moléculas são assim “carregadas”, em seguida, passam através da câmara e para trás condensam em líquido, o seu estado de energia mais baixo, à sua superfície mais fria.

A estrutura porosa das paredes interiores de cobre e colunas de arrefecimento funcionam como uma esponja e absorvem o refrigerante condensado. O refrigerante líquido é então puxado para trás para o lado quente, as forças capilares do pavio poroso de cobre. Em certo sentido, pode-se dizer que é um circuito de refrigeração alimentado pelo calor em si. É este ciclo de mudança de fase que faz câmaras de vapor tão extraordinariamente eficiente na divulgação e transferência do calor ao longo de suas paredes externas.


Câmaras de vapor em comparação com Heatpipes

Além de Heatpipes, vapor chamber deixa o refrigerante siga um fluxo de vapor em qualquer direção e movimento através de uma contenção muito maior. Isso faz com que as ‘câmaras horizontais de vapor’ espalhem calor dinamicamente através de uma grande superfície em vez de ao longo de um pré-definido de 2 linhas dimensionais como ocorre nos Heatpipes.


Refrigerante ciclo de mudança de fase de vapor, em comparação com seções Heatpipes

Embora as câmaras de vapor e heatpipes são ocas, elas não estão vazios. Heatpipes de alto desempenho e câmaras de vapor, como os usados ​​nos produtos da CoolerMaster , estes dissipadores têm suas paredes internas cobertas com uma camada de composto de cobre microscópico de fusão-fundidos. Preenchendo a lacuna e resultando em tamanhos de canal mais fortes e com forças capilares dentro deste composto, que utilizam a tensão de superfície do líquido de arrefecimento próprio para espalhar para fora de maneira uniforme ao longo das paredes das câmaras, independentemente da orientação dissipadores de calor.


Refrigeração Vapor Chamber Colunas

Para melhorar a estabilidade e aumentar a taxa de fluxo do líquido refrigerante frio e para as zonas de evaporação de calor, vapor câmaras apresentam colunas de calor com um núcleo sólido e uma camada extra de espessura do pavio em torno deles. Isto melhora o desempenho de forma significativa e permite CoolerMaster para criar câmaras de vapor extremamente robustas, com uma espessura de 5 milímetros, enquanto apenas ao mesmo tempo, aumentando o seu desempenho.

Exemplo do poder de ação de um Vapor Chamber

Recentemente testamos um dos produtos equipados com esta tecnologia, trata-se do dissipador TPC-812 que foi previamente analisado e testado em nossas dependências.

Esperamos que com este pequeno artigo, algumas das suas dúvidas possam ser esclarecidas, mesmo assim, caso ainda tenham qualquer pergunta ou sugestão, sintam-se a vontade para usarem os nossos comentários.
Agradecemos a Cooler Master pelo suporte e apoio integral em nossas atividades.

Você também pode gostar

1 comentário

Harlan Gomes 19 de fevereiro de 2013 - 19:27

Bem Legal não conhecia esse tipo de dissipador.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações