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Cinco dicas fundamentais para acertar na contratação

Cinco passos fundamentais para acertar na contratação

Especialista Felippe Virardi

Por Felippe Virardi

Toda entrega de valor disponibilizada pela empresa é gerada por meio das pessoas e por isso encontrar o candidato ideal é a melhor forma de aumentar a produtividade.

Mas, apesar do processo seletivo fazer parte do dia a dia de qualquer empresa, ele é uma etapa estratégica que precisa ser planejada e executada com eficiência.

Ao contrário do que podem pensar os profissionais que não são da área, o processo seletivo não tem receita.

 

A demanda define o perfil

Cada demanda é única e o sucesso dessa operação precisa levar em conta inúmeros fatores, como por exemplo a cultura organizacional da empresa, detalhes da vaga, competências técnicas necessárias para a posição, principais áreas e setores de interface, além é claro, as características emocionais e comportamentais dos candidatos.

Todas essas variáveis tornam improvável a criação de um manual para uma boa contratação.

Ainda assim, existem algumas etapas indispensáveis para um processo seletivo eficaz.

  1. A estratégia
  2. Briefing Detalhado
  3. A Busca
  4. Apresentar os Candidatos
  5. Feedback e Follow Up

 

1. A estratégia

Antes de abrir uma nova posição no mercado, é preciso que a empresa tenha definido o que ela pretende conquistar enquanto organização e como essa nova cadeira que será aberta irá trabalhar por esse objetivo.

Nesse sentido, o RH exerce uma função estratégica indispensável, que é olhar para o mercado, para os objetivos estratégicos da companhia, para a equipe interna e, a partir daí, desenhar quais os caminhos para atrair os melhores talentos para a empresa.

O desenvolvimento organizacional acontece exclusivamente por meio do desenvolvimento de pessoas.

Por isso, um departamento de recursos humanos que tem essa visão holística sobre o negócio e consegue tangibilizar a estratégia enxergando nas pessoas os recursos necessários para alcançar esses objetivos, é o início de um processo seletivo eficaz.

 

2. Briefing detalhado

Mais do que colher informações de perfil técnico e comportamental, essa também é uma etapa de planejamento tático.

É preciso investigar a fundo o propósito da vaga que está sendo aberta.

Trata-se de uma nova demanda da organização ou de uma substituição?

Se está sendo criada, quais as metas e objetivos precisam ser entregues no curto, médio e longo prazo?

Se é uma substituição, por que a alteração está sendo feita agora, e como evitar que isso se repita?

Além disso, para desenhar um perfil de profissional que atenda todas as necessidades, é preciso considerar a cultura organizacional, o clima da empresa e como essa posição irá atuar entre seus pares, líderes e subordinados.

O perfil comportamental é peça indispensável para uma contratação bem feita.

A investigação do briefing é um trabalho estratégico feito pelas consultorias de recrutamento, que funcionam como um braço de apoio para o RH.

 

3.  A busca

Suportado pelo planejamento estratégico e tático, a terceira etapa é o trabalho de mão na massa.

Nesse momento, o recrutador irá buscar perfis no mercado que se encaixem dentro de todos os requisitos esperados para a posição.

É preciso ter um olhar treinado para tangibilizar as necessidades da organização em uma conversa com um profissional, ou seja, a análise técnica e comportamental deve ser feita de maneira criteriosa para atender às expectativas da empresa.

 

4. Apresentar os candidatos

Passada a fase de funil, está na hora de selecionar os melhores perfis, normalmente entre três e cinco, para serem apresentados para a empresa.

Essa etapa é a mais delicada do processo, uma vez que cada um dos candidatos pode ter um diferencial competitivo capaz de cumprir os objetivos estratégicos da empresa e posição.

A missão da consultoria de recrutamento é ir além do esperado, encontrando nas pessoas muito mais do que foi especificado pelo RH e demais requisitantes.

O desafio é entregar alguém que seja não só capaz de cumprir o que foi pedido, mas que também esteja um passo à frente para o que a empresa deseja conquistar.

 

5. Feedback e follow up

Depois que a contratação já foi feita, o trabalho do recrutador continua.

É parte do processo acompanhar a fase de integração do profissional dentro da empresa.

O constante follow-up, aumenta consideravelmente a taxa de sucesso desta contratação a médio e longo prazo.

É muito difícil mensurar todos os custos provenientes de uma má contratação, isso porque não podem ser somente considerados os gastos monetários, tais como: treinamentos, viagens a trabalho, entre outros, mas também a perda de eficiência operacional, tempo, conhecimento, entre tantos fatores que envolvem uma contratação.

As pessoas são o maior ativo de uma companhia e, portanto, reduzi-las a um número e, muitas vezes a cifras pode ser um grande equívoco.

 

Conclusão

As relações entre empresas e pessoas são orgânicas, vivas.

As pessoas mudam de ideia, as empresas mudam seus planejamentos e isso pode acontecer em um piscar de olhos.

Manuais não são eficientes quando avaliamos seres humanos e, por isso, é tão importante que os processos seletivos sejam conduzidos por profissionais capazes de diagnosticar e cruzar as informações sobre se o que cada candidato tem a oferecer está alinhado com as demandas da empresa/posição.

Por fim, na minha opinião, a eficácia de um processo seletivo depende de um planejamento bem feito, de um briefing profundo e do olhar sensível e experiente do recrutador.

 

Sobre o Autor

Felippe Virardi é formado em administração de empresas, executivo com mais de 10 anos de experiência na área de marketing e vendas e headhunter na Trend Recruitment, boutique de recrutamento e seleção para marketing e vendas.

 

Sobre a Trend Recruitmet

A empresa nasceu em março de 2016, com a missão de recrutar especificamente os profissionais nas áreas de vendas, marketing e trade marketing.

A Trend atende tanto os cargos de middle management, com vagas para especialistas, coordenadores e gerentes, quanto para o top management, com posições que podem englobar níveis de diretores, vice-presidentes e presidentes.

O trabalho vai da coleta do briefing com o cliente, passando pela análise da cultura da empresa e mapeamento do mercado para buscar os melhores candidatos e acompanhá-los até o fim do processo.

Ao longo de todo esse percurso, a empresa diferencia-se por oferecer um trabalho extremamente qualitativo e ágil.

A postura consultiva garante ao cliente um atendimento calcado em confiança e resultado, já que as entregas são feitas por um time qualificado, antenado a esse segmento e muito experiente.

Para mais informações acesse: https://www.trendrecruitment.com/pt.

About Carlos Augusto Queiroz

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