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Cinco dicas fundamentais para acertar na contratação

por Carlos Augusto Queiroz
Especialista Felippe Virardi dá dicas sobre contratação

Cinco passos fundamentais para acertar na contratação

Especialista Felippe Virardi

Por Felippe Virardi

Toda entrega de valor disponibilizada pela empresa é gerada por meio das pessoas e por isso encontrar o candidato ideal é a melhor forma de aumentar a produtividade.

Mas, apesar do processo seletivo fazer parte do dia a dia de qualquer empresa, ele é uma etapa estratégica que precisa ser planejada e executada com eficiência.

Ao contrário do que podem pensar os profissionais que não são da área, o processo seletivo não tem receita.

 

A demanda define o perfil

Cada demanda é única e o sucesso dessa operação precisa levar em conta inúmeros fatores, como por exemplo a cultura organizacional da empresa, detalhes da vaga, competências técnicas necessárias para a posição, principais áreas e setores de interface, além é claro, as características emocionais e comportamentais dos candidatos.

Todas essas variáveis tornam improvável a criação de um manual para uma boa contratação.

Ainda assim, existem algumas etapas indispensáveis para um processo seletivo eficaz.

  1. A estratégia
  2. Briefing Detalhado
  3. A Busca
  4. Apresentar os Candidatos
  5. Feedback e Follow Up

 

1. A estratégia

Antes de abrir uma nova posição no mercado, é preciso que a empresa tenha definido o que ela pretende conquistar enquanto organização e como essa nova cadeira que será aberta irá trabalhar por esse objetivo.

Nesse sentido, o RH exerce uma função estratégica indispensável, que é olhar para o mercado, para os objetivos estratégicos da companhia, para a equipe interna e, a partir daí, desenhar quais os caminhos para atrair os melhores talentos para a empresa.

O desenvolvimento organizacional acontece exclusivamente por meio do desenvolvimento de pessoas.

Por isso, um departamento de recursos humanos que tem essa visão holística sobre o negócio e consegue tangibilizar a estratégia enxergando nas pessoas os recursos necessários para alcançar esses objetivos, é o início de um processo seletivo eficaz.

2. Briefing detalhado

Mais do que colher informações de perfil técnico e comportamental, essa também é uma etapa de planejamento tático.

É preciso investigar a fundo o propósito da vaga que está sendo aberta.

Trata-se de uma nova demanda da organização ou de uma substituição?

Se está sendo criada, quais as metas e objetivos precisam ser entregues no curto, médio e longo prazo?

Se é uma substituição, por que a alteração está sendo feita agora, e como evitar que isso se repita?

Além disso, para desenhar um perfil de profissional que atenda todas as necessidades, é preciso considerar a cultura organizacional, o clima da empresa e como essa posição irá atuar entre seus pares, líderes e subordinados.

O perfil comportamental é peça indispensável para uma contratação bem feita.

A investigação do briefing é um trabalho estratégico feito pelas consultorias de recrutamento, que funcionam como um braço de apoio para o RH.

 

3. A busca

Suportado pelo planejamento estratégico e tático, a terceira etapa é o trabalho de mão na massa.

Nesse momento, o recrutador irá buscar perfis no mercado que se encaixem dentro de todos os requisitos esperados para a posição.

É preciso ter um olhar treinado para tangibilizar as necessidades da organização em uma conversa com um profissional, ou seja, a análise técnica e comportamental deve ser feita de maneira criteriosa para atender às expectativas da empresa.

 

4. Apresentar os candidatos

Passada a fase de funil, está na hora de selecionar os melhores perfis, normalmente entre três e cinco, para serem apresentados para a empresa.

Essa etapa é a mais delicada do processo, uma vez que cada um dos candidatos pode ter um diferencial competitivo capaz de cumprir os objetivos estratégicos da empresa e posição.

A missão da consultoria de recrutamento é ir além do esperado, encontrando nas pessoas muito mais do que foi especificado pelo RH e demais requisitantes.

O desafio é entregar alguém que seja não só capaz de cumprir o que foi pedido, mas que também esteja um passo à frente para o que a empresa deseja conquistar.

 

5. Feedback e follow up

Depois que a contratação já foi feita, o trabalho do recrutador continua.

É parte do processo acompanhar a fase de integração do profissional dentro da empresa.

O constante follow-up, aumenta consideravelmente a taxa de sucesso desta contratação a médio e longo prazo.

É muito difícil mensurar todos os custos provenientes de uma má contratação, isso porque não podem ser somente considerados os gastos monetários, tais como: treinamentos, viagens a trabalho, entre outros, mas também a perda de eficiência operacional, tempo, conhecimento, entre tantos fatores que envolvem uma contratação.

As pessoas são o maior ativo de uma companhia e, portanto, reduzi-las a um número e, muitas vezes a cifras pode ser um grande equívoco.

 

Conclusão

As relações entre empresas e pessoas são orgânicas, vivas.

As pessoas mudam de ideia, as empresas mudam seus planejamentos e isso pode acontecer em um piscar de olhos.

Manuais não são eficientes quando avaliamos seres humanos e, por isso, é tão importante que os processos seletivos sejam conduzidos por profissionais capazes de diagnosticar e cruzar as informações sobre se o que cada candidato tem a oferecer está alinhado com as demandas da empresa/posição.

Por fim, na minha opinião, a eficácia de um processo seletivo depende de um planejamento bem feito, de um briefing profundo e do olhar sensível e experiente do recrutador.

 

Sobre o Autor

Felippe Virardi é formado em administração de empresas, executivo com mais de 10 anos de experiência na área de marketing e vendas e headhunter na Trend Recruitment, boutique de recrutamento e seleção para marketing e vendas.

 

Sobre a Trend Recruitmet

A empresa nasceu em março de 2016, com a missão de recrutar especificamente os profissionais nas áreas de vendas, marketing e trade marketing.

A Trend atende tanto os cargos de middle management, com vagas para especialistas, coordenadores e gerentes, quanto para o top management, com posições que podem englobar níveis de diretores, vice-presidentes e presidentes.

O trabalho vai da coleta do briefing com o cliente, passando pela análise da cultura da empresa e mapeamento do mercado para buscar os melhores candidatos e acompanhá-los até o fim do processo.

Ao longo de todo esse percurso, a empresa diferencia-se por oferecer um trabalho extremamente qualitativo e ágil.

A postura consultiva garante ao cliente um atendimento calcado em confiança e resultado, já que as entregas são feitas por um time qualificado, antenado a esse segmento e muito experiente.

Para mais informações acesse: https://www.trendrecruitment.com/pt.

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