Qual a diferença entre cloud storage e backup na nuvem?
Quando se trata de armazenamento de dados, algumas pessoas podem ficar confusas sobre qual é o método mais apropriado: o storage ou o backup na nuvem?
Neste post vamos esclarecer as principais diferenças entre os dois métodos para que você possa escolher o mais apropriado para a sua empresa. Acompanhe!
Backup na nuvem
O backup na nuvem serve para manter uma cópia de segurança dos arquivos e dados importantes da empresa em um ambiente online.
Assim, se houver algum problema no servidor, perda ou roubo das informações originais, é possível acessar essa cópia e evitar problemas maiores.
Os backups podem ser feitos mensal, anual ou diariamente, a depender das necessidades da organização.
Além disso, os arquivos são mantidos sob criptografia, atingindo assim um nível de proteção muito maior contra invasões virtuais.
Cloud storage
O principal intuito de um serviço storage é facilitar o acesso e o compartilhamento de arquivos, não apenas de manter uma cópia de segurança.
O cloud storage pode ser comparado à uma unidade de armazenamento flash online, capaz de gerenciar os dados armazenados, além de protegê-los.
Esse sistema oferece vantagens claras na performance e disponibilidade.
A recuperação de informações pode ser feita instantaneamente, ajudando a empresa a ganhar tempo.
Qual sistema escolher?
Os dois sistemas podem ser trabalhados conjuntamente.
Se houver alguma perda de informação, a TI pode acessar o backup e recuperar os dados.
Já o storage facilita o armazenamento da informação mais recente, que pertence à fase de produção, permitindo que o servidor continue em funcionamento mesmo se houver algum problema.
Isso significa que a empresa não precise necessariamente, escolher entre um e outro.
As duas ferramentas usadas simultaneamente podem trazer excelentes resultados.
Se surgirem dúvidas, promova uma reunião entre TI e gestores para entender as necessidades e verbas que a empresa possui e assim, entender qual dessas ferramentas deve ser priorizada no dia a dia corporativo para garantir um pleno funcionamento dos softwares.