Reciclagem de CNH: o que é e como funciona?
A habilitação é um documento obrigatório para aqueles que desejam dirigir pelo Brasil.
Pela importância que este documento possui, os condutores devem ficar alerta as regras de trânsito, já que, se não as respeitar, a penalização poderá afetar a sua CNH e resultar na perda dela tendo até mesmo que fazer todo o processo novamente para obter sua habilitação de volta.
É o que se chama de reciclagem de CNH. Quer saber mais? Confira a seguir:
Como funciona a reciclagem da CNH
Para se manter com sua habilitação é preciso estar atento às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Todo condutor deve saber sobre essas regras, no processo para a retirada da habilitação são apresentadas as normas de circulação no trânsito, dispostas pelo CTB.
Ao saber sobre elas a pessoa que recebe a CNH deve a partir daquele momento respeitar essas regras, desta forma não irá sofrer penalizações que farão perder pontos ou até ter sua habilitação cassada.
Quando isso acontece?
Se a pessoa dirigir alcoolizada, por exemplo, é sujeito a sofrer penalidade que envolve o pagamento de multa (multiplicada por dez vezes), e a suspensão do direito de dirigir.
Saiba que a suspensão da CNH é uma das penalidades previstas pelo CTB.
Quando o condutor infringe as regras estará sujeito a receber essa penalização.
A suspensão ocorre quando em um período de 12 meses, o condutor acumula 20 pontos ou mais, referentes a infrações.
E ao chegar neste caso o motorista terá que fazer a reciclagem da CNH. Se trata de um curso que tem o objetivo de reeducar o condutor sobre as regras do trânsito, para que assim ele passe a conduzir com mais responsabilidade.
A reciclagem pode ser realizada de forma presencial ou online e o seu conteúdo é baseado na direção defensiva, primeiros socorros, relacionamento interpessoal e legislação de trânsito.
A avaliação é composta por 30 questões de múltipla escolha, sobre o conteúdo ministrado durante as aulas.
Para ser aprovado é necessário acertar 70% da prova, portanto, deve obter no mínimo, 21 acertos. Caso não seja aprovado, o condutor ainda terá mais uma chance, 5 dias após a primeira tentativa. Mas, se reprovar novamente, será preciso refazer o curso desde o início.
O valor da reciclagem varia de acordo com o estado em que o curso será realizado.
Evite a reciclagem de CNH
Para não ter que fazer a reciclagem de CNH é preciso que você dirija com cuidado e responsabilidade, respeitando as leis de trânsito. Isso não só evita a perda da habilitação, mas também promove mais segurança para você e demais motoristas.
Desse modo, de beber não dirija. Evite dirigir acima da velocidade permitida, entre outras regras que devem ser seguidas.
Por isso, procure também estacionar em locais regulares como em áreas do Zona Azul Digital, que oferecem espaços seguros para que o motorista possa deixar o carro sem ter problemas com a lei de trânsito.
Usar o Zona Azul Digital SP é fácil e rápido. Todo o processo é feito online, direto do celular. Basta apenas ter o app do Zona Azul SP no smartphone para obter todas as vantagens desse recurso.