Existem muitas tendências de meios de pagamentos para 2022. É importante que tanto consumidores, quanto empreendedores, possam entender essas tendências e usufruir delas no curto e longo prazo, organizando suas ações no mercado com base nelas. Afinal de contas, navegar nas tendências costuma trazer vantagens tanto para os consumidores, quanto para os vendedores.
Para os consumidores, estar na vanguarda dos meios de pagamento traz benefícios dados pelas empresas que querem estimular o uso desses formatos de pagamento. Por exemplo, uma empresa que tenha criado um novo sistema tende a fazer investimentos e oferecer muitos benefícios para os usuários até que o seu recurso seja amplamente usado. Por outro lado, os empreendedores que adotam vários sistemas diferentes de meios de pagamentos ampliam as suas possibilidades e podem receber mais clientes.
E aí, quer aprender quais são as tendências de meios de pagamento para 2022 e usufruir delas enquanto há tempo? Então continue a leitura deste artigo até o fim!
5 tendências de meios de pagamento para 2022
1. Criptomoedas
É provável que você já tenha pesquisado por como investir em Bitcoin no Brasil sem saber que, na verdade, as criptomoedas são fantásticas ferramentas para pagamentos digitais em 2022 e nos próximos anos.
Isso acontece porque as criptomoedas são confiáveis e também muito versáteis e livres. É possível fazer pagamentos com elas sem precisar pagar impostos, por exemplo. Assim, caso você queira comprar algo em outro país, poderia usar o recurso para fazer a compra sem a necessidade de recolhimento de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Além disso, as criptomoedas são ótimas reservas de valor. Veja a Bitcoin, por exemplo. Em 2020, ela se valorizou em 400%, muito acima da inflação dos últimos anos somada! Ou seja: em apenas um ano ela garantiu mais valor do que a inflação foi capaz de comer em muitos anos.
Assim, não é de se surpreender que cada vez mais empresas queiram receber pagamentos via criptomoedas (com algumas notórias exceções), enquanto os consumidores querem utilizá-las mais e mais.
2. Carteira Digital
As carteiras digitais são práticas e seguras, por isso já estão a tanto tempo no mercado, e continuam ganhando popularidade. Recentemente, as grandes empresas de carteira digital implementaram incentivos para o uso de seus serviços, como o cashback, que é quando uma porcentagem do valor pago por um produto é devolvido para sua conta.
Outro incentivo é oferecer o serviço de investimento ao comprador. Algumas carteiras digitais oferecem a possibilidade de gerar rendimento ao deixar quantias de valor em sua conta, de forma segura e sem riscos.
3. Meios de pagamentos rápidos
Hoje em dia existem diversas maneiras de fazer pagamentos rápidos, muitas delas há um clique de distância. As mais comuns são o Pix, QR Code e com link para pagamento.
O pagamento rápido é quando um prestador de serviços, ou vendedor, envia uma cobrança para o cliente, usando algum dos métodos acima. O comprador então, clica nesta cobrança e então escolhe o método de pagamento. Para Pix e QR Code, a única forma de pagamento é o débito direto da conta, enquanto os links podem ter a opção de pagamento em cartão, caso o vendedor opte por colocá-la.
4. Meios de pagamentos por aplicativo
Em maio de 2021, o Whatsapp lançou uma nova função: pagamento direto pelo aplicativo. Para usá-lo, é necessário criar uma conta no Facebook Pay, com seus dados pessoais e informações de conta e cartão de crédito ou débito.
Com os dados salvos, é possível enviar ou receber cobranças, fazer pagamentos a um clique e sem custos para o usuário. A transferência é imediata, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Além disso, muitos bancos já começam a pensar em pagamentos via teclado, que é um recurso que abre a interface bancária diretamente no seu teclado do smartphone, permitindo transferir pagamentos via qualquer app de mensagens.
5. Assinatura Digital
A demanda crescente de cursos online abriu espaço para uma nova forma de pagamento que estará ainda mais forte em 2022: a assinatura digital. Ao assinar um pacote ou plano, o consumidor programa um pagamento mensal automático pela duração escolhida. Ainda há a possibilidade de fazer um plano com renovação constante, sem previsão de término.
Clientes na área de educação preferem optar por essa forma de pagamento pela comodidade e pelos eventuais descontos oferecidos com pacotes anuais, e o profissional sente-se seguro de que será pago por seus serviços por todo o período.
Pronto! Agora que você já viu essas 5 tendências de meios de pagamento para 2022, é hora de se adaptar a elas. Lembre-se de que esses serão os mecanismos mais usados e mais em alta em 2022, mas nós ainda não chegamos lá. Portanto, há tempo de você se adaptar para poder usufruir o máximo possível desses novos mecanismos e ficar na vanguarda do que é considerado moderno em termos financeiros.
E aí, gostou das nossas dicas? Qual dessas tendências de pagamentos você já tinha em mente antes de ler o artigo? Comente em baixo!