Home Ciência & Saúde Mutirão Rural chega a três municípios do MT

Mutirão Rural chega a três municípios do MT

por Paulo Fernandes Maciel

Mutirão Rural chega a três municípios em uma semana com atendimentos gratuitos para a população

O Mutirão Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso está a todo vapor nesta semana. As equipes vão percorrer três municípios levando atendimentos gratuitos de saúde, odontológicos e oftalmológicos à população rural.

Locais e datas do Mutirão Rural


Com o objetivo de levar qualidade de vida para a população, a unidade móvel de saúde do Senar-MT está Lambari D’Oeste nos dias 14 e 15, Salto do Céu nos dias 16 e 17, e em Rio Branco nos dias 18 e 19.
O ônibus é adaptado com consultórios e oferece serviços de atendimento médico, como testes rápidos, aferição de pressão e atendimentos odontológicos e oftalmológicos.

Serviços ambientais

Regularização de documentos


O programa surgiu há 25 anos pela necessidade de regularizar a documentação de moradores da zona rural no estado de Mato Grosso. Apenas no primeiro semestre de 2024, o programa atendeu mais de 2 mil pessoas, e no mês de agosto apresentou a reconfiguração do Mutirão Rural, que agora inclui duas novas unidades móveis de saúde equipadas para realizar mais atendimentos.

Serviços de apoio familiar


Ozana Luis da Silva, 48 anos, de Lambari D’Oeste, participou do Mutirão nesta terça-feira (14). Ela realizou uma consulta com o dentista e aproveitou a oportunidade para o atendimento oftalmológico. “Foi ótimo e ainda ganhei os óculos. Acho isso muito importante, pois às vezes você tem condições de pagar um exame de vista, mas, na hora de comprar os óculos, o valor pesa no bolso. Então, isso foi muito bom”, relata Ozana.

Mutirão Rural

Sobre o SENAR

O SENAR uma instituição de Ensino Rural, integrante do Sistema S, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Por meio de treinamentos e capacitações, procuramos mantê-los em sintonia com as exigências do mercado de trabalho, oferecendo oportunidade para especialização e qualificação em diferentes áreas.

Atua em várias frentes: Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS), Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), e Educação Formal.

O portfólio da entidade conta com diversos treinamentos que atendem as principais cadeias produtivas de Mato Grosso: Produção Agrícola, Produção Animal, Sistemas Agroflorestais, Gestão, Saúde e Segurança do Trabalhador e Apoio à Comunidade Rural.

A estrutura conta com os CTs – Centros de Treinamento localizados em Rondonópolis, Campo Novo do Parecis e Sorriso – equipados para aulas práticas com o que há de mais moderno no mercado, e os NACs – Núcleos Avançados de Capacitação que dão suporte e infraestrutura aos cursos e treinamentos da entidade. Além da Escola Agrícola Ranchão, em Nova Mutum, e do Centro de Excelência em Grãos, Fibras e Oleaginosas que está na fase de construção, em Tangará da Serra.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações