Home Ciência & Saúde Mobiliário hospitalar e decoração: transformando o ambiente

Mobiliário hospitalar e decoração: transformando o ambiente

por Paulo Fernandes Maciel

Conforto e uma certa dose anti-stress podem ser conseguidos com o mobiliário hospitalar adequado

A arquitetura dos hospitais é um fator determinante para o bem-estar dos pacientes. Iluminação, cores e o mobiliário hospitalar influenciam, diretamente, na percepção dos doentes sobre o local.

E quando se fala em arquitetura, não se trata apenas da estrutura do edifício. Este é um outro fator importante, mas simples elementos como organização de cadeiras; tipo longarinas para hospital na recepção e decoração contribuem também para o conforto dos pacientes.

É claro que os projetos hospitalares precisam seguir algumas regras para que a higiene e usabilidade dos móveis sejam a prioridade. Porém, é possível desenvolver projetos de arquitetura hospitalar modernos e muito mais acolhedores.

Os hospitais totalmente brancos ficaram no passado. O objetivo é fazer com que as clínicas e consultórios se pareçam, cada vez mais, com uma residência.

mobiliário hospitalar

Descubra, a seguir, dicas para ornar móveis para hospital e decoração de ambientes.

Mobiliário hospitalar em tons pastéis

As cores conseguem alterar o humor em qualquer ambiente e nos hospitais não é diferente. Pensar nas cores de cada elemento que compõe o ambiente também é pensar na percepção dos pacientes sobre o local.

Um hospital precisa ser bem iluminado e as paredes precisam ser claras. Qualquer cor agressiva pode alterar o humor de quem utiliza o ambiente e prejudicar o tratamento.

Por isso, os móveis hospitalares precisam ornar com as cores do hospital. Opte por cadeiras para hospital e poltronas reclináveis em tons pastéis. Elas combinam muito bem com cores mais claras e destacam o ambiente.

Projetos de arquitetura hospitalar: organização dos móveis

A disposição dos móveis é outro fator que altera, completamente, o ambiente. Um sofá cama para hospital e uma poltrona de recepção nos lugares errados podem fazer o ambiente parecer menor e menos acolhedor.

Projetar a arquitetura de um ambiente também envolve a organização dos móveis em um determinado espaço. A ideia, nos hospitais, é que todos os móveis, desde cadeiras a poltronas para coletas de sangue sejam organizadas para atender melhor o paciente.

Natureza nos ambientes hospitalares

Outra ideia para sair do comum e decorar os hospitais, promovendo alegria e bem-estar é incluir elementos naturais na decoração.

Essa dica pode ser aplicada, principalmente, nos quartos de internação. Geralmente, o paciente passa um tempo nesses locais e ter este contato verde é importante para a sua recuperação.

Transforme aquele quarto comum com apenas a cama e uma poltrona para hospital com uma mesa de centro e plantas. Mesmo as artificiais conseguem mudar o ambiente hospitalar.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário