As novidades fazem parte da estratégia de reposicionamento da indústria de produtos das abelhas, que pretende estar em todo o território nacional até o fim de 2020
A indústria Breyer, de produtos à base de mel, própolis e pólen, sediada em União da Vitória, no Paraná, está se reposicionando no mercado brasileiro. Além de uma nova estratégia comercial, a companhia decidiu reformular o seu branding e apresenta uma nova identidade visual. A marca, que agora apenas carrega a força institucional (antes era utilizada também em produtos), foi modernizada e todas as suas embalagens sofreram mudanças para refletir a qualidade que os consumidores encontram em cada ítem. Um novo nicho também passou a ser atendido pela empresa: o de atletas e praticantes de atividades físicas, com produtos sob a marca Ultimate Bee.
“A questão da saudabilidade ganhou papel importante nos últimos tempos e estamos acompanhando esta tendência com o lançamento dos produtos Ultimate Bee. A qualidade do que produzimos é inquestionável, somos referência no setor apícola, mas a marca e as embalagens já estavam ultrapassadas, por isso estava na hora de assumir nossa nova identidade”, afirma o diretor administrativo da Breyer e Cia Ltda, Daniel Breyer.
O processo de mudança começou quando a empresa decidiu verticalizar o seu próprio negócio. Antes focada na exportação de mel a granel, a Breyer viu oportunidades no mercado brasileiro e deu início à sua reestruturação. “Somos uma empresa tradicional, mas extremamente atenta às transformações. Quando optamos por concentrar esforços no Brasil precisávamos de estratégias, ser mais visíveis, chegar a novos mercados, ter destaque nos pontos de venda”, destaca Breyer.
Para o planejamento estratégico a indústria realizou diversas pesquisas. “Depois de ouvir os consumidores, os vendedores, visitar pontos de venda, avaliar concorrentes e tendências, definimos o processo de rebranding. A Breyer passou a ser uma marca de endosso, pela força que possui e por sua ligação com a pesquisa, e cada linha de produto passou a ter sua própria marca e histórias para contar, pois o objetivo é criar identificação com os consumidores”, explica a consultora de marketing Giocéli Escorsin.
Nobre Flora
O produto mel, responsável por grande parte do faturamento da empresa, não tinha um nome. Ao longo das conversas com os proprietários da indústria, a equipe de rebranding ouviu que quanto mais nobre a flora, melhor é a qualidade do mel, e então a linha de méis foi batizada de “Nobreflora”. O portifólio da Breyer conta, atualmente, com três marcas: Nobreflora, Ultimate Bee e a Propolina, que deu origem ao primeiro produto à base de própolis do Brasil.
Com visual moderno, fontes de estilo, cores fortes, os rótulos e embalagens agora destacam os produtos nos pontos de venda. O trabalho visual foi desenvolvido pela Fullgaz Comunicação. “O refresh na marca e nas embalagens trouxe modernidade e maior relação com o consumidor, que agora consegue ver de longe e com destaque os produtos da Breyer”, acrescenta Elan Correia, diretor de negócios da agência.
Mercado brasileiro
Hoje a Breyer tem distribuição nos estados do Sul, Sudeste e algumas cidades do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mas a expectativa é abrir mais mercado até o fim do ano. “Estamos com um plano de expansão ousado. Queremos estar em todas as capitais até o fim do ano e em 2021 pretendemos chegar aos demais municípios”, finaliza Breyer.
Sobre a Breyer
A Breyer e Cia Ltda é uma empresa tradicional no mercado de produtos apícolas, atuando desde 1980. Foi a primeira no Brasil a lançar produtos à base de própolis. É reconhecida nacional e internacionalmente pela integridade em suas ações e excelência em seus produtos, os quais seguem um rigoroso padrão de qualidade, aliados ao desenvolvimento sustentável e à produção de conhecimento. A empresa atua no mercado brasileiro e exporta para diversos países. Compõem seu portfólio as marcas Propolina, Nobreflora e Ultimate Bee.
Website: http://www.breyershop.com.br/