O Inbound Marketing é uma estratégia que, segundo pesquisas, oferece um bom retorno, consideravelmente mais prática e barata do que algumas outras possibilidades. Neste sentido, o Inbound Marketing para pequenas empresas é uma via mais barata e altamente efetiva para estes casos.
Estatísticas mostram que a probabilidade de uma nova venda para um cliente é de 60-70%, enquanto a probabilidade de venda para um novo cliente é de 5-10%.
Planejamento de Inbound Marketing para pequenas empresas
O planejamento de Inbound Marketing é o ponto de partida de qualquer estratégia. Como ele deverá ser focado nas soluções que a empresa oferece, a persona tem que ser o ponto de partida. A persona nada mais é do que a criação de um personagem, que irá simbolizar público-alvo.
Muito mais do que apenas conter informações como idade, sexo, função no trabalho e renda, deve pensar nos hábitos de consumo. Não são todos os públicos que podem ser trabalhados com a sequência tradicional de recompensa digital – interação via e-mail – venda. Cada público precisa ser trabalhado de acordo com as especificidades.
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1. Publicar conteúdo de qualidade
Publicar conteúdo de qualidade é, de longe, a técnica mais eficaz e de alto ROI. O conteúdo pode ser na forma de postagens como textos de blog, vídeos, infográficos, estudos de caso, white papers, entrevistas e podcasts.
Portanto, site é o ponto central de estratégia de Inbound Marketing. Através dele é possível estabelecer confiança aos olhos dos clientes, gerando autoridade da marca, oferecendo suporte online, depoimentos, análises e outros materiais úteis que podem abrir o caminho para uma conversão futura.
2. Foco no SEO para Aumentar o Tráfego Orgânico
Para obter muito tráfego orgânico, é necessário contar com uma boa classificação do site e isso pode ser alcançado por meio da otimização para mecanismos de busca. Mas também, para um bom SEO, é preciso contar com conteúdo de grande qualidade.
3. Orientações Através de Call-To-Action (CTA)
Receber muito tráfego não é suficiente, esse tráfego precisa gerar conversões. As empresas com Call-To-Actions (CTAs) claras e personalizadas podem aumentar as chances de conversão em 202% a mais do que as empresas com CTAs simples, segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot.
4. Usar o Feedback da Mídia Social para Criar Conteúdo Atraente
As pequenas empresas podem obter novas ideias para conteúdo relevante através de comentários nas redes sociais. Certamente, primeiro, é necessário criar contas de redes sociais em plataformas famosas (Facebook, Twitter, Instagram etc.) que sejam mais adequadas para o negócio e postar conteúdo que incentiva o cliente a fornecer feedback.
5. Engajar os Visitantes para Gerar Leads
Disponibilizando informações úteis e uma navegação fácil no site pode aumentar o tempo de retenção dos visitantes. Pesquisas mostram que 80% dos visitantes de um site consideram a experiência tão importante quanto os produtos e serviços de uma empresa.
E por fim, vale lembrar que as estratégias de Inbound Marketing são duradouras e focadas no cliente. Elas precisam de muito trabalho duro, tempo e paciência, mas os resultados são duradouros e satisfatórios até mesmo quando feitas por pequenas empresas.
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