Home Ciência & Saúde Enfermagem do trabalho; profissão que se estuda em EAD

Enfermagem do trabalho; profissão que se estuda em EAD

por Paulo Fernandes Maciel

Saiba como é a pós graduação em enfermagem do trabalho

A saúde dos trabalhadores é essencial para qualquer empresa, por isso as organizações devem contar com um enfermeiro. Para atuar dentro de um ambiente de trabalho, o profissional da área precisa fazer uma pós-graduação em enfermagem do trabalho.

Antes de saber como é a pós em enfermagem do trabalho ead, vamos explicar o que faz um enfermeiro do trabalho.

Enfermagem do trabalho

Com a Norma Regulamentadora 4, que determinou as medidas de segurança e saúde do trabalhador, as empresas começaram a perceber a importância desses profissionais. Hoje em dia, os enfermeiros fazem parte da equipe de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Assim, os profissionais com pós-graduação EAD em enfermagem do trabalho estão preparados para trabalhar em empresas, escolas, indústrias, comércios e outras organizações. O objetivo é prestar serviços relacionados à saúde dos funcionários, realizando várias atividades.

Acompanhar a saúde dos colaboradores, prestar primeiros socorros, identificar doenças ocupacionais são algumas das funções. De acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social de 2018, foram registrados 360.320 acidentes no país naquele ano.

Enfermagem do trabalho

Por isso, outra grande importância dos enfermeiros é a questão dos acidentes de trabalho. Eles prestam assistência caso ocorra incidentes, mas devem instruir os funcionários para evitar acidentes.

Resumindo, um profissional com uma pós enfermagem do trabalho cuida da saúde dos trabalhadores de uma empresa.

Pós-graduação em enfermagem do trabalho

A enfermagem é uma área da saúde ampla, portanto os enfermeiros podem se especializar em diversos ramos. Para trabalhar com enfermagem do trabalho, é necessário ter a graduação, ser registrado no Conselho Regional de Enfermagem e ter um curso de enfermagem do trabalho de pós-graduação.

Cada instituição tem suas disciplinas e metodologia, mas costumam abordar temas como:

  • ergonomia;
  • doenças ocupacionais;
  • segurança e higiene no trabalho;
  • atendimentos aos acidentes de trabalho;
  • políticas públicas de saúde do trabalhador.

Pós-graduação ead em enfermagem do trabalho é uma boa opção

Sabemos que a rotina puxada pode fazer com que o profissional deixe de lado especializações, mas uma pós-graduação EAD pode ser a solução. Como você não precisa ir até à faculdade e ter aulas no horário marcado, a flexibilidade nos horários é o principal ponto positivo.

Você consegue estudar a noite, no fim de semana, nos intervalos do trabalho, ou seja, quando tiver um tempo disponível. Isso faz com que você consiga encaixar os estudos na sua rotina, uma vez que o próprio aluno se organiza para fazer a pós ead. Além disso, optar por uma pós-graduação em saúde e bem-estar ou em qualquer outra área alivia o bolso também!

Mercado de trabalho

Atualmente, as empresas estão dando mais atenção para a saúde dos colaboradores. De acordo com pesquisas, um enfermeiro no início de carreira trabalhando em uma pequena empresa ganha cerca de R$1.761, enquanto um profissional com experiência pode receber cerca de R$ 7.269 em uma grande empresa.

Importante lembrar que uma pós-graduação à distância ou presencial é um diferencial no currículo, já que abre portas para novas oportunidades!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário