Home Artigos Clínica de reabilitação recupera a dignidade do ser humano

Clínica de reabilitação recupera a dignidade do ser humano

por Paulo Fernandes Maciel

Como funciona uma clínica de reabilitação?

Ter um familiar ou amigo no mundo das drogas não é fácil. Afinal, mesmo com todo o carinho e apoio, parece impossível deixar o usuário longe do seu vício. Por isso, na tentativa de salvar o dependente, muitas pessoas recorrem à uma clínica de reabilitação.

No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre a confiabilidade desses centros de tratamento e se perguntam como funciona uma clínica de recuperação. O objetivo é entender o que acontece lá dentro para ter a certeza de que o dependente receberá o melhor tratamento possível.

Para sanar essa dúvida, resolvemos explicar como funciona uma clínica de recuperação em Goiânia e em outras cidades do Brasil. Confira!


Clínicas de reabilitação para dependentes químicos

Ao contrário do que muita gente pensa, as clínicas de reabilitação para dependentes químicos não é apenas um local onde o usuário ficará sem contato com substâncias químicas.

Na verdade, as clínicas de dependentes químicos funcionam como retiros, livre de drogas, telefone e qualquer outro contato que possa levá-lo à sua realidade anterior. Em alguns ambientes, as alas são divididas e os pacientes recebem tratamento personalizado de acordo com cada vício.

As clínicas de recuperação para dependentes químicos, geralmente, oferecem atendimentos específicos para cada paciente, como o tratamento cocaína e o tratamento crack. Alguns procedimentos médicos também podem ser realizados quando necessários, como a desintoxicação de substâncias, por exemplo.

Como funciona a internação?

Seria ótimo se todos os dependentes químicos tivessem força para procurar tratamento nas clínicas de recuperação de drogas, mas não é o que acontece. Os entorpecentes conseguem transformar negativamente a vida do usuário.

Quando o dependente não tem mais noção sobre os seus atos, a internação involuntária ou compulsória pode ser realizada em uma clínica de reabilitação involuntária. Uma vez que o paciente está sendo levado, não por vontade própria, até a clínica, o tratamento involuntário é mais doloroso.

Porém, as clínicas contam com profissionais especializados que acompanham o dependente no processo de adaptação.

Caso o próprio usuário procure uma clínica de reabilitação masculina ou feminina, inicia-se então o tratamento voluntário, que pode ser finalizado quando o paciente desejar.

As clínicas de recuperação oferecem acompanhamento psicológico

Outro tratamento oferecido pelas clínicas de recuperação é o acompanhamento psicológico. Uma vez iniciado o tratamento, os dependentes passam a frequentar sessões de psicoterapia e são acompanhados, de perto, por um profissional especializado.

Ter um acompanhamento terapêutico é muito importante para que o paciente não se sinta sozinho na sua luta contra o vício das drogas.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário