A segurança dos pacientes é uma das maiores prioridades do UnitedHealth Group Brasil, companhia que controla a operadora de planos de saúde Amil e o grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos. A empresa adota uma consistente cultura de segurança, com revisão periódica de pontos de melhoria, o que permite a identificação de incidentes de segurança do paciente, assim como oportunidades de correção de processos. Vinte e sete unidades hospitalares da companhia são acreditadas pela Joint Commission International (JCI) ou pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em junho, a área de Qualidade e Segurança, que concentra os protocolos clínicos dos hospitais do grupo e garante a solidez nos atendimentos, alcançou mais um reconhecimento significativo com a aprovação de cinco artigos científicos para exibição na 37ª Conferência Internacional da ISQua (International Society for Quality in Health Care).
A ISQua é considerada a maior autoridade em segurança do paciente e qualidade de saúde do mundo. O congresso ocorrerá em Florença, na Itália, em julho de 2021. “Esta é a primeira vez que casos do grupo são selecionados e ter nosso trabalho apresentado perante as maiores autoridades de qualidade assistencial e segurança do paciente do mundo é um indicativo de que estamos no caminho certo”, destaca Taissa Sotto Mayor, diretora de Qualidade e Segurança do Paciente do UnitedHealth Group Brasil.
O primeiro artigo fala sobre inovação no método de análise de eventos adversos para promover uma cultura de segurança do paciente a partir de um caso do Hospital Pan-Americano (RJ). Foi desenvolvida uma forma de avaliação detalhada de cada etapa do processo a partir de imagens de vídeo de determinado evento adverso e assim foi identificada, cuidadosamente, cada oportunidade de melhoria.
O segundo trabalho trata sobre a aplicação de uma pesquisa sobre a cultura de Segurança do Paciente em unidades ambulatoriais do grupo no Brasil, comparando com levantamento da Agência de Pesquisa e Qualidade de Saúde dos Estados Unidos (AHRQ). Concluiu-se que existem oportunidades para fortalecer a cultura de segurança do paciente em ambulatórios e foi alcançado o objetivo de se conscientizar os prestadores de serviços médicos sobre o tema.
O terceiro texto fala sobre um modelo inovador da Avaliação de Melhoria de Qualidade e Segurança do Paciente, um programa de avaliação interna do UnitedHealth Group Brasil, baseado em 15 normais globais da Health Standards Organization (HSO). A análise foi realizada em dois hospitais de São Paulo, de média complexidade, nos meses de novembro e dezembro de 2019.
A estruturação de um programa nacional de gestão de riscos é o tema do quarto artigo. O texto apresenta o método e as ferramentas usadas para implementar um programa de gerenciamento de riscos em um grupo de 33 hospitais. Ele permite que o UnitedHealth Group Brasil trabalhe de maneira sistêmica, disseminando as lições aprendidas de uma unidade hospitalar para a outra. E o quinto artigo relata os resultados desse programa, avaliando a aderência ao sistema de notificação do grupo. Ele indica que houve uma maior adesão ao sistema de notificação, ampliando o conhecimento sobre a incidência de eventos adversos nos hospitais monitorados.
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