Youtube: o segundo maior canal de pesquisa a nível mundial
Quando falamos do maior motor de busca do mundo, todos sabemos que estamos falando do Google. Contudo, quando falamos do segundo maior, muitas pessoas não sabem que estamos falando do Youtube.
A cada minuto que passa, são enviadas centenas de horas de vídeos e, todos os dias, as pessoas assistem a milhões de horas de vídeo, e geram com isso milhares de milhões de visualizações.
Além disso, o número de horas passadas a ver vídeos no Youtube aumenta mais de 50% por ano, sendo que a sua maioria é visualizada através de smartphones. E, contrariamente ao que pensar, as receitas geradas pelo Youtube subiram mais de 100% apenas no último ano.
Olhando apenas para estes dados, é simples perceber que se quer aumentar a visibilidade do seu negócio, uma boa opção pode ser investir no Youtube.
Independentemente de ter uma empresa, um negócio estável online ou se está apenas a tentar ganhar dinheiro online, o Youtube pode ser uma excelente fonte de receitas.
Por que motivo deve estar presente no Youtube?
Uma boa presença neste “motor de busca” além de aumentar a sua notoriedade, pode aumentar as visitas de potenciais clientes ao seu website, mas também melhoram os resultados da sua estratégia digital.
Mas, é importante frisar que não vai conseguir obter resultados rápidos. É preciso trabalhar imenso, construir um canal de comunicação que se conecte aos seus seguidores de forma cativante e atrativa.
Só para ter uma noção dos números, o vídeo “Gangman Style” foi o primeiro vídeo viral do Youtube (e que levou à mudança do algoritmo desta plataforma).
O vídeo mais visto de sempre é o “Despacito” com 5 554 126 876 visualizações (à data de criação desta matéria) e o que detém um grande volume de interação é o “See You Again” – vídeo de despedida de Paul Walker com 1 513 722 comentários.
E porque é que é possível as empresas chegarem a este volume de visualizações? Porque a interface do Youtube é bastante simples de utilizar.
Comunidade no Youtube: tudo o que precisa saber
É importante ter em mente que o Youtube é uma grande comunidade, e por isso mesmo é importante ter em consideração que existem inúmeras formas de comunicar.
A secção comunidade presente no seu canal de Youtube, garante-lhe que pode facilmente interagir com a sua audiência de várias formas: fórum, mensagens privadas, comentários, contribuições, gestão de legendas corporativas e atribuição de créditos.
Não sabe como funciona? Não se preocupe. Vamos explicar-lhe de seguida.
1 – Comentários
Se tudo correr bem, irá receber inúmeros comentários nos seus vídeos. Assim, esta é a seção onde poderá fazer a gestão dos mesmos.
O melhor de tudo é que pode gerir os mesmos da melhor forma possível, marcando como importante, relevante ou mesmo spam.
Além disso, pode responder diretamente aos comentários da sua comunidade através desta opção.
2 – Mensagens
É uma outra seção do seu canal, onde você vai poder responder a mensagens que são enviadas de forma privada.
Está disponível no separados “Acerca de”. Tenha em consideração que quem utiliza este método para se comunicar consigo teve algum trabalho a encontrá-lo. Por isso, perca algum tempo a responder.
3 – Subscritores
Quer saber qual é a popularidade de quem acabou de subscrever o seu canal? Pois bem, não será assim tão complicado.
Basta aceder ao separador subscritores e perceber qual a popularidade dos canais que estão a seguir o seu.
Para tornar o contacto ainda mais relevante, aproveite para seguir de volta todos os que gostarem do seu canal, e a par com essa questão, envie uma mensagem de agradecimento, e com os links das redes sociais/site.
4 – Super chat
Durante uma transmissão em direto os utilizadores podem utilizar o super chat para se comunicarem consigo, ficando o comentário realçado com uma cor.
De acordo com o valor do donativo que fizeram, o comentário irá ficar mais ou menos tempo em destaque.
5 – Créditos
Muitas pessoas não sabem que podem ser atribuídos créditos dentro do Youtube. Se forem atribuídos créditos ao seu canal, os mesmos vão ficar sinalizados na respetiva descrição do vídeo.
Quem publicar um vídeo pode definir que determinada conta contribuiu nas seguintes áreas:
- Animador
- Ator
- Bailarino
- Colaborador
- Coreógrafo
- Diretor de fotografia ou arte
- Escritor
- Figurante
- Maquilhador
- Música
- Produtor
- Realizador
Assim, torna-se mais simples identificar quem contribuiu para que determinado conteúdo seja criado.
Como vê, ter um canal no Youtube pode ser uma excelente forma de começar hoje mesmo a alavancar o seu negócio, ou simplesmente conseguir algum dinheiro extra no final do mês
Independentemente do motivo que o leve a criar o seu canal, saiba que se trabalhar afincadamente irá conseguir excelentes resultados.