Home Atualidades VTOL X-Plane: um helicóptero? Um avião? não um misto entre os 2

VTOL X-Plane: um helicóptero? Um avião? não um misto entre os 2

por Carlos Xandelly

Uma aeronave que parece ter saído das telas de cinema dos filmes de 007, seria considerado na vida real como mais útil no mundo e seria capaz decolar, pairar e aterrissar como um helicóptero, mas voar tão rápido como um avião

 

Décadas de pesquisa para este objetivo resultaram em poucos utilizáveis ou alguns projetos nada eficazes, tornando além de desatrosos uma perda de dineheiro, tempo e investimento imensuráveis. Há anos vários pesquisadores tentam e tentam mas não chegam perto de um protótipo realmente a ponto de ser considerado eficaz. Destes protótipos , o V-22 Osprey é a mais (in) famoso: Após anos marcado por acidentes fatais, os custos aumentaram para 36,5 bilhões dólares e desenvolvimento arrastou de 1989 a 2007.

Hoje, a Agency Defense Advanced Research Projects anunciou que quer voltar à prancheta de desenho para um novo projeto ‘Vertical Take-Off and Landing’, agora chamado de VTOL X-Plane. O novo programa é o plano da DARPA para o arranque industrial e comercial privado para a criação de um tipo completamente novo deste tipo de aeronave. O responsável chefe pelo projeto , Ashish Bagai; diz que quer nada menos do provocar uma mudança de paradigma e trazer a tona e a realidade em vias de fato um projeto que sai da prancheta para as linhas de produção.

DARPA, que planeja investir US $ 150 milhões para o desenvolvimento do X-Plane, está deixando os detalhes da aeronave em aberto e bem vago, sem revelar grandes detalhes. Bagai diz que o novo avião poderia ser tripulado ou não; e deve ter aplicações além de apenas militares. A agência espera ver um vôo de teste em 42 meses e espera que o projeto escolhido será demonstrado capacidades adicionais em 52 meses, ou seja, em meados de 2017/início de 2018.

DARPA VTOL X-Plane 3

Muitos dos usos previstos para o VTOL X-Plane são tarefas atualmente realizadas por helicópteros: busca e salvamento, transporte de tropas, vigilância e prestação de forças de operações especiais. A principal característica adicional do X-Plane será a capacidade de ir de descolagem para chegada muito, muito mais rápido: O projeto estabeleceu um padrão de desempenho a mais de 300 nós, ou quase duas vezes mais rápido que um estado-da- a arte-helicóptero pode ir hoje.

Maior velocidade é o principal objetivo para o X-Plane, mas dificilmente é o único. DARPA também quer maior foco e eficiência de cruzeiro do que os helicópteros existentes. O critério de desenho principal final é uma carga útil de mais de 40 por cento do peso total do avião. Não apenas o novo avião ser mais rápido do que um helicóptero, deve ser mais forte, mais eficiente e mais leve, também.

Atingir esses objetivos não são garantidos, durante uma chamada de conferência da DARPA, na semana passada, um repórter trouxe uma visão tentativa e falhou em seus conceitos VTOL , referindo-se a ela como a “Roda da Vergonha”. Bagai respondeu que ele também poderia ser visto como uma roda da fortuna ou oportunidade, observando que muitas tecnologias em épocas anteriores terem sido reconstruído nos tempos modernos (embora, como entusiastas em dirigível, este nem sempre tem cumprido com sucesso.)

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