Home Atualidades Varejo sofre dificuldades para criar novos negócios

Varejo sofre dificuldades para criar novos negócios

por Paulo Fernandes Maciel
Interior de loja de varejo

Pesquisa aponta 70% do varejo tem dificuldades em criar novos negócios.

Através da pesquisa Inovação no Varejo: Dores e Desafios do Empresário Brasileiro, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) foi capaz de encontrar as reais dificuldades presentes no varejo brasileiro.

Interior de loja de varejo

Concluindo que 71% dos varejistas brasileiros afirmam que gestão de pessoas é desafio e 54% deles foram atingidos pelo cenário econômico instável que pairou o país neste último ano.

A Agência também conclui que 70% dos entrevistados tinham dificuldades em criar novos negócios ou expandir os já existentes.

 

“Os consumidores estão mais exigentes e conectados, ficam no aguardo de novas tendências e toda essa demanda que se estabeleceu acaba por recuar o varejista”, explica o Presidente da ABDI

A pesquisa entrevistou cerca de 80 agentes do setor, como entidades de classe, governo, fornecedores e startups do varejo.

Para o Presidente da ABDI, Guto Ferreira, o setor vem passando por mudanças, pois são momentos de profundas transformações.

“Cada vez os consumidores estão mais exigentes e conectados.

Ficam no aguardo de novas tendências e toda essa demanda que se estabeleceu acaba por recuar o varejista, transformando essa modificação em um desafio., explica Guto.

 

O efeito da internet

A popularidade da internet vem mostrando que os varejistas tradicionais podem estar perdendo seu espaço, 7 em cada 10 brasileiros optam ou já fizeram compras pela internet e tudo indica que esse número ainda crescerá nos próximos anos.

Quatros anos atrás 58% das pessoas utilizavam a internet para adquirir produtos e esse o número já chegou a 65% em 2018.

 

ABDI criou o ProVa

Para suprir a necessidade de inovação a ABDI lançou o ProVa (Laboratório de Inovação do Varejo) localizado no Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

O Laboratório visa atender necessidades do setor varejistas, onde sediará cerca de 100 atividades abertas e gratuitas para os agentes interessados em suprir suas dificuldades.

“O ProVa é o resultado de toda a pesquisa, onde foi possível alinhar tudo o que absorvemos e observamos durante as entrevistas.

O Laboratório foi concebido de uma forma totalmente participativa, com metodologias que tem seu foco no usuário.

Com isso, acreditamos que ele está pronto para transformar o setor”, finaliza o Presidente da ABDI.

Sobre a ABDI

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) surgiu no momento de retomada das políticas públicas de incentivo à indústria, em 2004, e se legitimou com órgão articulador dos diversos atores envolvidos na execução da política industrial brasileira.

Em mais de uma década de atuação, sob a supervisão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a ABDI é a agência de inteligência do governo federal para o setor produtivo e Varejo que oferece à indústria completa estrutura para a construção de agendas de ações setoriais e para os avanços no ambiente institucional, regulatório e de inovação no Brasil, por meio da produção de estudos conjunturais, estratégicos e tecnológicos.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações