O Comboio ferroviário movido a hidrogênio está em processo de aprovação pelos alemães e a definição será em breve.
A Alemanha conseguiu um progresso importante no sentido de incorporar composições ferroviárias movidas a baterias de energia nos transportes ferroviários.
Este será o primeiro comboio movido a energia sem emissões de poluentes, por ser e movido a hidrogênio.
Um importante progresso quanto à transporte de massa no processo mundial rumo à sustentabilidade.
O comboio Coradia iLint desenvolvido pela Alston de combustão a hidrogênio, emite apenas vapor de água para a atmosfera.
Sendo uma alternativa válida par substituir as mais de quatro mil locomotivas diesel que circulam nas ferrovias do país.
As encomendas do novo comboio ao fabricante francês Alstom somam mais de 14 unidades para circularem na região da Baixa Saxónia.
Os primeiros testes acontecerão até final do ano e a entrada em funcionamento ao serviço do público acontecerá em dezembro.
Este comboio foi apresentado na Feira InnoTrans realizada em Berlim no mês de agosto passado e é o primeiro comboio movido a hidrogénio que pode transportar pessoas em viagens de longo percurso.
Além da Alemanha, também, Holanda, Dinamarca e Noruega já manifestaram interesse na aquisição deste comboio de futuro da Alstom.
A autonomia máxima é de mais de 800 km diários e a velocidade máxima de 140 km/h
Créditos: André Torres
Sobre a Alston:
Presente no Brasil há mais de 60 anos, a Alstom atingiu um momento de transformação em sua estratégia de negócios.
A partir de agora, a Alstom concentra-se exclusivamente nos transportes, notadamente ferroviários, desenvolvendo tecnologias alternativas de combustível inclusive hidrogênio.
A Alstom construiu uma história baseada na participação efetiva no desenvolvimento da infra-estrutura do país, contribuindo para o progresso social e respeitando o meio ambiente.
No Brasil, a Alstom contribuiu com seus produtos e serviços para a maioria dos operadores de transportes de passageiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.
A empresa realizava trabalhos em geração e transmissão de energia, participando de grandes projetos.
Agora com foco exclusivo no mercado de transportes – área em que a empresa trabalha há 20 anos no Brasil – a Alstom conta com cerca de 1.500 funcionários e 4 unidades em todo o país, e trabalha para a criação de empregos éticos e para a realização das mudanças que a inteligência Mobilidade urbana.
No Brasil, a Alstom gerencia projetos completos de transporte ferroviário, incluindo material circulante, sinalização, infra-estrutura e serviços de manutenção. É referência mundial em bondes, metrôs, trens suburbanos e trens de alta velocidade.
Para saber mais sobra a Alston Brasil acesse: http://www.alstom.com/brazil/